Jogadora alemã Lena Oberdorf critica sexualização do futebol feminino: 'Se tornou um problema'

Destaque da Alemanha, a atleta disse que vem evitando certas posições em campo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 20:31)
Legenda: Lena fez as críticas em entrevista a um podcast
Foto: Foto: Reprodução/Uefa Champions League

A alemã Lena Oberdorf, de 23 anos, meio-campista do Bayern de Munique, repudiou, em entrevista a um podcast, publicações de partidas de futebol feminino que acabam ganhando cunho sexista em redes sociais. 

A atleta citou situações em geral, e também comentou sobre as próprias experiências: ela contou que tem tentado evitar até mesmo levantar a camisa para secar o suor do rosto.

“Quando entro no TikTok depois dos jogos, vejo centenas de edições. Quando levanto minha camisa para limpar o suor, o resultado são cinco edições com música sexy”, disse Lena ao podcast Popcorn und Panenka. 

Veja também

Problema

A jogadora de um dos clubes mais prestigiados atualmente no mundo destacou que permanecer no gramado por muito tempo se tornou um problema. 

“Às vezes, quando estou caída no chão, penso: 'Esta é uma posição desfavorável`. Nós não caímos tanto no chão porque queremos continuar jogando. Isso se tornou um problema para mim. […] Porque muitas pessoas dão zoom quando você está deitada. Certa vez, vi um vídeo de um cara sentado na arquibancada do Wolfsburg dando zoom no celular enquanto as jogadoras estavam se alongando”, desabafou Oberdorf.

A atleta foi eleita a melhor jogadora jovem do campeonato Champions League na temporada de 2022 e 2023. Ela disputou as Copas do Mundo de 2019 e 2023, marcando presença, em 2022, no time ideal da Fifa. 

Lena Oberdorf está atualmente em período de recuperação. Recentemente, ela sofreu uma lesão grave e rompeu o ligamento cruzado do joelho.