João Fonseca perde para Jack Draper e é eliminado de Roland Garros

Brasileiro de 18 anos foi dominado pelo britânico e está fora do torneio

Escrito por
Agência Estado / Diário do Nordeste producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 14:54)
Legenda: João Fonseca perde para Draper por 3 a 0 e está fora do torneio francês.
Foto: Mauro PIMENTEL / AFP

O brasileiro João Fonseca foi eliminado neste sábado na terceira rodada do Grand Slam francês. O tenista de 18 anos foi dominado pelo britânico Jack Draper, quinto do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2 em 1h46.

Foi o segundo confronto de Fonseca contra Draper. Em março, no primeiro jogo, o brasileiro também não teve muitas chances e foi derrotado com direito a um 6/0, na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, disputado em quadra dura. Desde então, o britânico cresceu no ranking. Ao conquistar o título em Indian Wells, entrou pela primeira vez no top 10 e, desde lá, não saiu.

Mesmo com a derrota neste sábado, Fonseca ainda tem chances de atingir o melhor ranking da carreira após Roland Garros. Ele foi o 59º do mundo em março, iniciou a disputa em Paris como número 65 e está provisoriamente na 55ª posição do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com 999 pontos.

COMO FOI O JOGO 

O canhoto de 23 anos, Draper, não cedeu nenhuma oportunidade de quebra ao brasileiro e errou muito menos, principalmente de maneira não forçada, no primeiro set. Foram 16 falhas do brasileiro neste quesito contra apenas 7 do britânico. Confiante, Draper também conseguiu mais winners (bolas vencedoras): 8 contra 3.

O brasileiro iniciou o segundo set mais focado. Os tenistas foram confirmando seus serviços sem muita dificuldade até o 3 a 3. No sétimo game, Draper desperdiçou duas chances antes de finalmente quebrar o saque do brasileiro e abrir 4 a 3 no agregado.

João  teve as primeiras chances de quebrar o saque do rival na partida no décimo game. Sob pressão, Draper cometeu dupla falta, mas também conseguiu ace e, no momento mais crítico no jogo, fez 2 sets a 0 com uma bola na rede de Fonseca.

Logo na abertura do terceiro set, a joia brasileira de 18 anos teve o saque quebrado. O brasileiro já não demonstrava a mesma energia e mobilidade em quadra e logo viu Draper abrir 4 a 0. O britânico passou a utilizar mais as bolas curtas, próximas à rede, adotando estratégia inteligente.

Após conseguir confirmar seu saque pela primeira vez no terceiro set, no quinto game, Fonseca solicitou atendimento do fisioterapeuta, sentindo o corpo. Na volta para o jogo, ele não ofereceu resistência no saque de Draper e conseguiu confirmar seu serviço

Fonseca terminou a partida com quase o dobro de erros não forçados (38 a 20), menos bolas vencedoras (23 a 32) e cinco games sem conseguir marcar sequer um ponto.

Na melhor campanha da carreira em Grand Slams, João Fonseca avançou ao terceiro jogo no saibro francês sem ceder sets e se tornou o mais jovem desde 2000 a chegar a esta fase "zerado". O brasileiro atingiu o feito três meses mais novo que o multicampeão (14 títulos) de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal.

Assuntos Relacionados