Fifa suspende treinadores e dirigente do Gabão por exploração e abuso sexual de menores

Os envolvidos foram suspensos provisoriamente por 90 dias

Legenda: Fifa suspende treinadores e dirigente do Gabão por abuso sexual.
Foto: Fabrice Coffrini/AFP

A Fifa iniciou processo formal e suspendeu provisoriamente três treinadores e um dirigente do Gabão. Eles são acusados de exploração e abuso sexual de menores. A Comissão de Ética da entidade começou os procedimentos preliminares ainda em 2021, quando as acusações surgiram. 

Patrick Assoumou Eyi, ex-treinador da seleção sub-17 do Gabão, já era suspeito e investigado desde o ano passado. No entanto, outros três integrantes do futebol do país também apareceram no processo: Serge Ahmed Mombo, presidente da liga gabonesa, Triphel Mabicka e Orphée Mickala, estes técnicos de futebol no país.

O caso envolvendo Eyi foi revelado pelo jornal inglês The Guardian, em dezembro. Na matéria, as vítimas ouvidas revelam que o ex-treinador chamava a própria casa de “Jardim do Éden”. O ex-treinador, que atraía os jovens, é acusado de estupro de vulnerável.

Veja também

Os envolvidos foram suspensos provisoriamente por 90 dias. Além disso, não poderão participar de atividades relacionadas ao futebol, seja administrativa ou de caráter esportivo. A punição é válida tanto em nacional quanto no internacional.

Em comunicado, a Fifa afirmou: "Essas sanções foram impostas em conexão com investigações criminais em andamento.” A Comissão de Ética da entidade recebeu as denúncias do sindicato global de jogadores FIFPRO, que disse que o abuso de meninos menores de idade no Gabão estava "profundamente enraizado" no futebol local e era "um segredo aberto que não foi abordado por anos".

Eles também alegaram que pessoas "com laços estreitos" com a federação do Gabão fizeram ameaças a jogadores e testemunhas durante a investigação. O Gabão é o mais recente país investigado por abuso sexual sistemático pela Comissão, que já baniu membros no Afeganistão e Haiti.