Copa Fares Lopes 2020 começa nesta quarta-feira (13); veja o guia da competição

A disputa do torneio estadual conta com seis clubes nesta edição atrasada. O título vale vaga na Copa do Brasil 2021. Pacajus e Floresta fazem o jogo de estreia às 15h, no Moraisão

Legenda: O Pacajus espera surpreender na Taça Fares Lopes
Foto: KID JUNIOR

A já tradicional Copa Fares Lopes tardou, mas chegou. Nesta quarta-feira (13), a disputa pelo título e por uma vaga na Copa do Brasil 2021 inicia com o duelo entre Pacajus e Floresta, no Estádio Moraisão, a partir das 15h.

O Diário do Nordeste montou um guia da Fares Lopes para mostrar a situação atual dos seis participantes e suas projeções para a competição e para a nova temporada.

Regulamento

O formato de disputa não mudou: primeira fase com grupo único no qual os quatro primeiros times, após cinco rodadas, avançam à semifinal (jogo de ida e de volta entre 1º vs 4º e entre 2º e 3º colocados). A final (partida única) está marcada para 7 de fevereiro (sábado).

Caucaia

Legenda: Ciel tem mais de 40 gols com a camisa do Caucaia, contabilizando todas as suas passagens.
Foto: KID JUNIOR

Defensora do título, a Raposa metropolitana não poupou esforços para formar uma equipe competitiva. O atacante Ciel, campeão pernambucano pelo Salgueiro em 2020 e experiente nos gramados cearenses, chega para reforçar o grupo treinado por Vladimir de Jesus.

Eliminado pelo São José/RS na primeira fase da Copa do Brasil e 6º na segunda fase do Campeonato Cearense, o Caucaia aposta na experiência adquirida após o acesso à elite estadual em 2019 para brigar pela Fares Lopes novamente. A estreia é contra o Ferroviário nesta quinta-feira (14), às 15h30, no Raimundão.

“A preparação foi muito bem feita, apesar do pouco tempo para todas as equipes. Tomamos cuidado com a carga física e tática para que não ocorram lesões. Trabalhamos em alto nível de excelência para colocar o time apto a buscar o seu 100%. Como defensor do título, o Caucaia montou uma equipe muito experiente e competitiva. O clube é ambicioso e vem se consolidando como uma das forças do futebol cearense. Fico muito feliz com a equipe que tenho em mãos”, afirmou o técnico Vladimir.

Roberto Góis, presidente do clube, acredita no crescimento da Raposa durante o início de 2021 para chegar forte no Cearense, foco do time na temporada, e na Série D do Brasileirão, competição pela qual vai estrear.

“Time unido, bem montado, comandado pelo Vladimir. As expectativas são as maiores. Vamos atrás do bi e brigar nas três competições, com o Cearense sendo o mais importante”, disse o mandatário.

Pacajus 

Legenda: O Pacajus espera surpreender na Taça Fares Lopes
Foto: KID JUNIOR

O Cacique do Vale do Caju terminou em 7º na segunda fase do Estadual, vindo da 2ª divisão cearense, e ainda procura se estabelecer no cenário local. Reginaldo Firmino, diretor de futebol do clube, afirma que o foco está na disputa do Cearense para garantir presença no Campeonato Brasileiro - feito conquistado pelo Guarany de Sobral para este ano por ter ficado em 4º lugar geral.

“Estamos trabalhando com um grupo jovem para compor o elenco do Campeonato Cearense. Nosso objetivo principal é a permanência na Série A do Estadual e conquistar uma vaga na Série D do Brasileiro”, declarou Reginaldo à reportagem. O treinador para a Fares Lopes será Roberto Carlos.

Icasa

Legenda: Icasa montou elenco competitivo para o torneio
Foto: Divulgação/Icasa

Campeão da Série B estadual e com o elenco mantido, o Verdão do Cariri está se reerguendo e tem na Fares Lopes uma boa chance de se preparar para seu retorno à elite cearense, foco do clube, segundo presidente França Bezerra

"Nosso elenco já está completo, em torno de 40 atletas para a Fares Lopes e do Cearense. Mantemos os mesmos atletas da Série B, cerca de 90%. Queremos ser campeões. Estamos treinando desde o dia 28 de dezembro. O principal objetivo é sermos campeões da Fares Lopes e campeões da primeira fase do Cearense. Queremos ficar entre os quatro primeiros no estadual para dar direito à Série D", afirmou França.

Treinado por Washington Luiz, o Icasa conta com as chegadas do atacante Esquerdinha, ex-Guarany de Sobral, e de Assisinho, ex-Ceará, Fortaleza e Ferroviário para elevar o nível do grupo em 2021.

Logo na rodada inicial, nesta quarta-feira, protagoniza um derbi de Juazeiro do Norte diante do Campo Grande, às 15h30, no Mirandão.

Campo Grande

Legenda: Campo Grande é estreante na Fares Lopes
Foto: Eslley Lopes

Estreante no torneio, o time juazeirense foi rebaixado para a 3ª divisão estadual por apenas dois gols de diferença no saldo em comparação ao Tiradentes. Apesar da queda, Davi Freire, gestor do clube durante a Fares Lopes, vê o período de treinos com o comandante Fernando Novais como positivo para uma boa campanha.

“A preparação vem desde o Natal. Foram poucos dias para fazer uma boa preparação, porém conseguimos atingir um resultado muito satisfatório. Vamos brigar pelo título e conquistar a vaga da Copa do Brasil. Acredito muito no grupo que temos hoje e esperamos conquistar os nossos objetivos. Fechamos algumas contratações daqui do estado e outras de fora. Atletas que vieram para somar e fazer a diferença da forma que esperamos”, disse Davi
.

Ferroviário

Legenda: Ferroviário quer garantir presença na Copa do Brasil
Foto: Divulgação/Ferroviário

O Tubarão da Barra tenta superar a campanha decepcionante na Série C e investiu pesado para faturar o título da Fares Lopes: foram onze contratações para o elenco principal, para todos os setores do campo. Um novo time com a manutenção de peças do último ano, agora treinado por Francisco Diá, que busca retomar o ritmo da equipe coral. Em amistoso neste sábado (9), goleou o Calouros do Ar por 6 a 0 no Elzir Cabral.

"O Ferroviário entra com o objetivo de ser campeão da Fares Lopes, mas o tempo de trabalho é muito curto. São jogadores que vêm treinando muito a parte física e técnica. Temos uma equipe competitiva para disputar de igual para igual com os demais o título. Vamos trabalhar com unhas e dentes para fazer uma grande campanha na competição, Campeonato Cearense e, quem sabe, conquistar um acesso na Série C do Campeonato Brasileiro", destacou Diá.

Floresta

Foto: Ronaldo Oliveira/FlorestaEC

O Lobo da Vila Manoel Sátiro é a equipe com o melhor momento e ritmo hoje, visto que garantiu o acesso à Série C do Brasileiro nesta semana diante do América/RN e disputa a semifinal da 4ª divisão neste sábado (15), contra o Novorizontino. 

A equipe treinada por Leston Júnior vem de sete jogos invictos na competição e deve usar os mesmos atletas para a Fares Lopes.

Confira a tabela da 1ª fase da Fares Lopes

1ª rodada

Pacajus x Floresta - 13/01, às 15h
Campo Grande x Icasa - 13/01, às 15h30
Caucaia x Ferroviário - 14/01, às 15h30

2ª rodada

Icasa x Caucaia - 17/01, às 15h30
Ferroviário x Pacajus - 17/01, às 15h30
Floresta x Campo Grande - 18/01, às 15h30

3ª rodada

Icasa x Floresta - 20/01, às 15h30
Caucaia x Pacajus - 20/01, às 15h30
Campo Grande x Ferroviário - 20/01, às 15h30

4ª rodada

Pacajus x Icasa - 23/01, às 15h30
Floresta x Ferroviário - 23/01, às 15h30
Caucaia x Campo Grande - 23/01, às 15h30

5ª rodada

Ferroviário x Icasa - 27/01, às 15h30
Floresta x Caucaia - 27/01, às 15h30
Campo Grande x Pacajus - 27/01, às 15h30