COI informa que Olimpíada de Tóquio ocorrerá mesmo sem vacina para Covid-19

Anúncio foi realizado pelo vice-presidente da entidade, John Coates, reforçando protocolos de segurança

Legenda: Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados em um ano devido à pandemia de Covid-19
Foto: AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) trabalha para realização dos Jogos de Tóquio em 2021 mesmo caso não haja vacina para Covid-19. O anúncio partiu do vice-presidente da entidade, John Coates, que antes defendeu a sequência do torneio apenas com imunização dos atletas.

"Vão acontecer com ou sem Covid. Os Jogos vão começar em 23 de julho do ano que vem. Os Jogos seriam os Jogos da Reconstrução após a devastação do tsunami (em referência ao desastre natural em 2011). Agora serão os Jogos que conquistaram a Covid, a luz no fim do túnel", declarou em entrevista à agência AFP na Austrália.

O diretor australiano reforçou que todos os esforços para garantir segurança no evento são tomados no Japão. "Antes da Covid, (o presidente do COI) Thomas Bach disse que estes eram os Jogos mais preparados que já vimos. As venues estavam quase terminadas, agora estão terminadas, a vila é incrível, todos os arranjos no transporte tudo está bom. Agora foi adiado em um ano, o que virou uma tarefa monumental em termos de assegurar tudo, renegociação de contratos, hotéis, patrocínios, direitos de transmissão", analisou.

A abertura oficial dos Jogos era prevista para o dia 24 de julho de 2020. A COI tinha planos de manter a data, mas a pressão de atletas e governantes forçou o adiamento em um ano. Para sustentar as obras e o cenário da cidade japonesa no período, o investimento parcial foi de R$ 56 bilhões.