Ceará tem cinco rivais diretos na luta pelo G-8 e vaga na Libertadores

Restando cinco rodadas para o fim da Série A, o Ceará está entre os clubes na luta pela última vaga no G-8, que leva à Libertadores; time joga com o Corinthians nesta quarta-feira

Legenda: Apesar da derrota para um rival direto, Vovô tem boas chances de Libertadores
Foto: KID JUNIOR

A campanha do Ceará na Série A do Brasileiro o credencia a sonhar com uma vaga na Libertadores, restando cinco rodadas para o fim da edição de 2020. Em 9º, com 45 pontos, o Vovô, apesar da derrota para o Athletico/PR, no último domingo, por 2 a 0, mantém chances de classificação para a Libertadores de 2021. Isso porque, o Alvinegro integra um “bolo” de seis times que postulam o 8º lugar, que dá a última vaga na competição sul-americana. 

Hoje, o 8º colocado da Série A do Brasileiro é o Athletico/PR, com 45 pontos, mas o Ceará tem a mesma pontuação dele, perdendo no número de vitórias (13 a 12), ocupando o 9º lugar. Atrás do Vovô, outros três times com a mesma pontuação: Corinthians, Santos e Atlético/GO. O último postulante é o Bragantino, 13º colocado, com 44 pontos, e que vem subindo de produção no returno e chegar forte para a disputa.

Ouça o 'CearáCast':

Este bloco de seis clubes praticamente disputa apenas uma vaga, já que o 5º colocado, o Fluminense, já tem 53 pontos, ou seja, oito pontos de vantagem para o Ceará e os outros quatro que somam 45 pontos e nove a mais que o Bragantino, sendo improvável o time carioca cair de rendimento e entrar no “bolo”.

Assim, são seis clubes para uma vaga, com disputas diretas importantes na competição. Serão seis confrontos, com o Vovô fazendo um deles, diante do Corinthians, já na quarta-feira (3), às 21h30, pela 34ª rodada. Será o 2º confronto direto seguido do Vovô, que foi derrotado pelo Athletico/PR, no último domingo, e ultrapassado por ele na tabela.

Se o Ceará se recuperar diante do Corinthians, vencendo o jogo, pode voltar ao 8º lugar em caso de tropeço do Furacão na rodada. “Infelizmente, lamentamos muito, por ser uma partida em casa, por ser um adversário direto. A gente não conseguiu converter as oportunidades que tivemos. No segundo tempo, em erros nossos, acabamos levando gols. É colocar a cabeça no lugar. Continuamos focados, acreditando”, disse o zagueiro alvinegro Luiz Otávio, destacando que o foco do Vovô por uma vaga na Libertadores se mantém.

O Athletico/PR fará dois confrontos diretos (Corinthians e Atlético/GO), assim como o Santos (Corinthians e Atlético/GO) e o Corinthians (Ceará e Santos). O clube que fará mais disputas diretas é o Atlético/GO (Bragantino, Santos e Athletico/PR) e o que fará menos é o Bragantino, ao enfrentar apenas o Atlético/GO. 

O número de confrontos indica que a pontuação será diluída, e terá muita troca de pontos entre os rivais diretos, podendo ser um diferencial na disputa pela vaga.

Chances

E o equilíbrio na tabela de pontuação também se reflete na probabilidade de G-8 para cada equipe. Segundo o site Chance de Gol, estatístico de probabilidades do futebol, o Corinthians tem 24,8% de chance de terminar no G-8, seguido por Santos (21,7 %), Ceará (21,2 %), Bragantino (17,7 %), Athletico/PR (17,3 %), Atlético/GO (5,5 %).