Pilotos cearenses vencem etapas importantes no RN1500 e estão dentre os favoritos

Rally termina neste domingo, dia 7, em Currais Novos, RN

Um rally de puro DNA cross country, podemos até definir assim essa 21ª edição do RN1500. Uma prova que acontece 100% dentro do Rio Grande do Norte e que neste sábado chegou a sua 3ª etapa em um ritmo alucinante. Com 4 dias e 4 etapas, todas elas válidas pelo campeonato brasileiro de rally cross country, a prova este ano está ainda mais complexa e perigosa que nos anos anteriores, muito disso devido as condições das trilhas em meio a chuvas e dias de sol que não conseguem minimizar o grande volume de água que os competidores encontram pelo caminho.

Nos UTV’s, a categoria com maior número de competidores, 36 veículos, depois da vitória na 2ª etapa, realizada na sexta-feira, Riamburgo Ximenes e seu navegador Flávio França, que estavam na liderança da competição tiveram um sábado insano. Enfrentando uma pista rápida e com muito cascalho, uma leve escorregada resultou em um pneu furado e 10 minutos perdidos, além de um rio que, literalmente atravancou o caminho.

“Na nossa categoria brigamos por décimos de segundos, um segundo vale ouro. Normalmente trocaríamos o pneu em 4 minutos utilizando macaco hidráulico e pistola pneumática, mas ela não funcionou. Trocamos o pneu erguendo o carro no braço e na raça, por isso tanto tempo perdido. Depois haviam mais dois rios muito profundos e eles foram complicados de ultrapassar, obrigando inclusive alguns a abandonarem a prova ali. Essa competição o mais puro cross country, onde velocidade e obstáculos se aliam a trechos onde nenhum erro é aceitável. Amanhã vai ser um dia onde apenas os melhores terão cabeça e sangue frio para cravarem os melhores tempos”, afirma o experiente Riamburgo, bicampeão do RN nos carros e que busca agora seu 1º título nos UTV’s. 

Com o resultado deste sábado, Riamburgo e Flávio  caíram de 1º para 2º na geral acumulada( somadas os 3 etapas realizados) e estão ha dois minutos da dupla líder, João da C. Valentim/Decio Linhares. 

Enquanto isso, nos quadriciclos, George Ximenes deu a volta por cima. Depois de um 1º dia de quebra ele voltou com tudo. Venceu a etapa deste sábado e assumiu a liderança na geral acumulada dentre os quadris. Ele, que é o atual campeão do RN1500 larga amanhã com quase duas horas de vantagem sobre o 2º colocado, o também cearense Giovanni de Castro. Mas a vantagem, para ele, não quer dizer vitória.

“Estamos falando de rally, e da versão mais radical do assunto, cross country. Aqui só se comemora uma vitória ao cruzar a linha de chegada e até ela temos que estar 100% concentrados em fazer o nosso melhor. Não há folga que garanta a vitória. Para amanhã largo focado em vencer e vou fazer o meu melhor para isso”, resume George.

Para este domingo, serão 185,77 km totais, com  uma única especial de 104,68 km, largando e chegando em Currais Novos. A largada será às 8h, com deslocamento inicial de 47,84 km e final de 33,24 km.