O craque argentino Lionel Messi, estrela do Inter Miami, foi reconhecido nesta sexta-feira (6) com seu primeiro prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da Liga Norte-Americana (MLS) de 2024, mais uma distinção para uma carreira lendária.
Vencedor de oito Bolas de Ouro, Messi obteve 38,43% dos votos superando o colombiano Juan Camilo 'Cucho' Hernández (33,70%) em premiação que considera apenas atuações na temporada regular.
O capitão da 'Albiceleste' recebeu o troféu na noite de quarta-feira, em evento surpresa no Chase Stadium, em Fort Lauderdale (nos arredores de Miami), no qual mais de 250 jogadores das categorias de base do Inter, incluindo seus três filhos, o receberam fazendo fila no gramado para formar as letras MVP.
"É uma honra para mim receber este prêmio de todos vocês", agradeceu Messi às crianças, como pode ser visto num vídeo divulgado pelo Inter Miami. "É uma honra vê-los treinar. Estou muito feliz por estar nesta cidade, neste clube que está crescendo e os convido a continuar lutando e batalhando pelos seus sonhos", acrescentou o atacante.
O comissário da MLS, Don Garber, reiterou no evento a "honra" de ter Messi na sua competição.
"Ter o melhor jogador do mundo e ser também o melhor jogador da MLS é um sonho tornado realidade", disse o dirigente da MLS, liga que se encerra neste sábado com a final entre o Los Angeles Galaxy e o New York Red Bulls.
Aposentadoria
Messi, cujo contrato expira no final da temporada de 2025, anunciou seu plano de se aposentar no Inter, onde querem convencê-lo a permanecer pelo menos até 2026, quando os Estados Unidos co-organizarão a Copa do Mundo com México e Canadá.
Em meados de 2023, o argentino gerou um terremoto no futebol mundial ao deixar o Paris Saint-Germain e o futebol europeu para se transferir para a MLS.
Este ano, em sua primeira temporada completa nos Estados Unidos, o ex-astro do Barcelona encantou marcando 20 gols e dando 16 assistências em apenas 19 jogos, levando o Inter à liderança na temporada regular pela primeira vez.
Quinto MVP argentino
Aos 37 anos, o craque da cidade de Rosário acrescenta este MVP a uma galeria na qual, além do recorde de Bolas de Ouro, brilham outros grandes prêmios individuais, como melhor jogador em duas Copas do Mundo (2014 e 2022), duas Copas Américas (2015 e 2021) e seis Chuteiras de Ouro.
Este ano, Messi ficou apenas três gols atrás do artilheiro, o belga Benteke (DC United), que disputou 11 partidas a mais. O astro voltou a lotar estádios nos Estados Unidos com multidões de até 72 mil espectadores.
'La Pulga' sucede o seu compatriota Luciano Acosta (FC Cincinnati) na lista de vencedores do MVP e é o primeiro a consegui-lo com a camisa do Inter, franquia que está na MLS há cinco anos.
Ele também é o quinto argentino a conquistar o troféu, depois de Acosta, Diego Valeri (2017), Guillermo Barros Schelotto (2008) e Christian Gómez (2006).