Convocado pela seleção venezuelana para os amistosos das datas-Fifa de março, o meia Kervin Andrade, do Fortaleza, tem viagem marcada para a próxima segunda-feira (18). Antes de se apresentar à Vinotinto, o jogador poderá defender o Leão no duelo que vale classificação à final do Campeonato Cearense.
Contra o Maracanã, domingo (17), portanto, o camisa 77 segue sendo opção para o técnico Juan Pablo Vojvoda, em contrapartida será desfalque no Clássico-Rei do dia 20 e contra o Vitória-BA no dia 23, ambos os jogos válidos pela Copa do Nordeste. O visto do atleta para atuar pela Venezuela nos jogos que serão realizados nos Estados Unidos já foi obtido.
Kervin será opção da seleção venezuelana para os duelos contra Itália, dia 23, e contra a Guatemala, dia 24. O atleta se tornou o primeiro jogador atuando no futebol cearense a ser convocado para uma seleção principal.
Tuti, como é apelidado desde criança, já havia defendido a seleção venezuelana de base no ano passado, no Torneio de Toulon, o que contribuiu para o Fortaleza se interessar pela vinda dele, por empréstimo. Ele defendeu o time Sub-20 e a equipe tricolor que atuou na Taça Fares Lopes nos primeiros seis meses e em janeiro de 2024 disputou a Copa São Paulo, onde chamou atenção, marcando gols e apresentando atuações consistentes.
Ao retornar da Copinha, Kervin foi agregado ao time principal e começou a ganhar oportunidades nos primeiros jogos do Leão na temporada 2024, correspondendo em campo. Em 11 jogos, Kervin fez três gols e deu três assistências até aqui.
O bom desempenho da joia venezuelana fez o Fortaleza acelerar a compra do atleta e anúncio oficial da aquisição de Kervin foi feito no dia 6 de março. O Tricolor comprou 50% dos direitos econômicos do jogador por 650 mil dólares (R$ 3,2 milhões), sendo que R$ 40 mil já haviam sido pagos ao La Guaira-VEN pelo empréstimo. O vínculo de Tuti com o Leão vai até o fim de 2028.