Fortaleza e Estudiantes empataram nesta quinta-feira (30) por 1 a 1, na Arena Castelão, em duelo válido pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. Silvio Romero abriu o placar, enquanto Leandro Díaz empatou.
Com o resultado, o confronto segue em aberto para a Argentina. Quem vencer avança às quartas de final. Um novo empate leva a decisão para as penalidades.
O duelo decisivo acontece na quinta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Ciudad de La Plata, na Argentina.
Primeiro tempo
O Fortaleza iniciou o confronto estuando o adversário, com linhas baixas e contra-atacando conforme o Estudiantes deixava espaço. Ajustado defensivamente, a equipe argentina encontrava dificuldades para penetrar na área, dependendo do pivô de Boselli e da tabela com Yamartino, que levou perigo com finalizações nos minutos iniciais.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda buscava atacar pelo lado esquerdo, com Juninho Capixaba apoiando Moisés. O atacante tinha a individualidade e os dribles curtos como trunfo para surpreender a defesa adversária, mas era travado pelo sistema defensivo argentino.
Aos 24 minutos, uma chance de ouro caiu nos pés de Leonardo Godoy. O lateral-direito recebeu nas costas de Juninho Capixaba, progrediu em velocidade e entrou na área, finalizando cara a cara com Marcelo Boeck, mas o goleiro tricolor defendeu. No rebote, Yamartino não conseguiu completar.
No minuto seguinte, Yago Pikachu encontrou Silvio Romero na área. O argentino dominou virando o corpo e finalizou na saída de Andújar. A arbitragem, porém, assinalou irregularidade do argentino e anulou o gol marcado pelo Fortaleza.
Os minutos finais foram de pressão tricolor. Aos 41 minutos, Landázuri aproveitou o bate-rebate na área e finalizou por cima do gol. No lance seguinte, Ronald cruzou para Yago Pikachu, mas o ala-esquerdo foi traído pelo quique do gramado e não conseguiu direcionar o cabeceio. Nos acréscimos, aos 46, a melhor oportunidade da partida: Moisés driblou a marcação e o goleiro Andújar, arrematou, mas Zuqui salvou o Estudiantes em cima da linha.
Segundo tempo
A equipe argentina voltou para o 2° tempo pressionando o Fortaleza. Nos minutos iniciais, Yamartino e Godoy criaram lance de perigo, mas não conseguiram converter em gol. A resposta do Fortaleza veio aos 10, no primeiro ataque na etapa final: Silvio Romero recebeu na área, fintou a marcação e finalizou. A bola desviou na defesa do Estudiantes e findou nas redes de Andújar.
Com a desvantagem no placar, o técnico Ricardo Zielinsky acionou Leandro Díaz e Rollheiser. Dois minutos após entrar em campo, aos 17, Díaz recebeu na área, livre, e finalizou para igualar o marcador.
O empate no placar manteve a tranquilidade do Estudiantes na partida, que buscava controlar, sem exigir tanto do adversário. O Fortaleza, por sua vez, buscava envolver os visitantes para chegar ao gol.
Público
No histórico duelo contra o Estudiantes, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, o Fortaleza levou quase 40 mil pessoas (38.064) à Arena Castelão. Os torcedores presentes ergueram um mosaico em espanhol, com a frase “Del inferno a la gloria”. O Fortaleza arrecadou R$ 784.273,00 de renda bruta.
Fortaleza x Estudiantes | acompanhe ao vivo
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: Marcelo Boeck; Landázuri (Romarinho), Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Zé Welison, Lucas Lima, Ronald e Capixaba (Lucas Crispim); Moisés (Matheus Vargas) e Silvio Romero (Igor Torres). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Estudiantes: Andújar; Godoy, Rogel, Noguera, Lollo e Más; Manuel Castro (Leandro Díaz), Zuqui, Rodríguez e Yamartino (Benjamín Rollheiser); Mauro Boselli (Leonardo Heredia). Técnico: Ricardo Zielinsky.
FICHA TÉCNICA | Fortaleza x Estudiantes
- Competição: Copa Libertadores - Oitavas de Final
- Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
- Data/Horário: 30 de junho de 2022, às 21h30
- Árbitro: Andrés Matonte - URU
- Assistente 1: Nìcolas Taran - URU
- Assistente 2: Martin Soppi - URU