O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 neste sábado (17), pela 12ª rodada da Série A do Brasileiro. No Morumbi, o time cearense conseguiu o resultado com gol de Robson e engatou uma sequência de três vitórias consecutivas na competição - antes, superou Corinthians (1x0) e América-MG (4x0).
Com o resultado, após o jogo, a equipe subiu para 2ª posição com 24 pontos, apenas um atrás do Palmeiras. No entanto, após a vitória do Atlético/MG contra o Corinthians, o Leão terminou o sábado em terceiro. O próximo duelo é diante do Bragantino, domingo (25), às 16h, na Arena Castelão.
Já os paulistas seguem na 14ª posição, com 11. Na terça (20), às 21h30, entram em campo contra o Racing-ARG na Argentina pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Pelo Brasileirão, enfrentam o Flamengo no domingo (25), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Primeiro tempo
O Fortaleza sentiu a pressão do São Paulo e teve muita dificuldade nos primeiros minutos. Com marcação em bloco alto, o tricolor paulista dominou a posse de bola (63% x 37%) e buscou finalizações.
O grande lance ocorreu aos 10, quando Igor Gomes arriscou da entrada da área e parou em grande defesa do goleiro Boeck. Após o momento de mais volume, o Leão cresceu no jogo e equilibrou as ações, principalmente com o atacante David.
Em dois momentos com o zagueiro Arboleda, o atleta ficou caído na grande área e pediu pênalti - a arbitragem nada marcou. A principal oportunidade foi aos 30, quando cruzou para Titi cabecear para fora. No fim, os arremates ficaram: 6x4.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Fortaleza teve postura mais ofensiva e explorou o contra-ataque. Com o mesmo esquema 3-5-2, o time teve mais a bola e acelerou a troca de passe.
Aos 9, Robson recebeu passe por cobertura de Ronald e chutou de calcanhar para defesa de Volpi. Seis minutos depois, David ganhou na velocidade e recuou a bola para o goleiro tricolor desperdiçando a chance ofensiva. Com mais volume, o Leão abriu o placar aos 28. Crispim levanta na área para Robson cabecear: 1x0.
Aos 32, o massagista Marcelinho, do São Paulo, passou mal à beira do gramado e precisou de atendimento, paralisando o confronto por oito minutos. Na retomada, o ritmo foi menor. O técnico Vojvoda chamou Jussa, Igor Torres e Osvaldo para segurar a pressão dos donos da casa. Assim, o Fortaleza resistiu até os 59 e venceu no Morumbi. Vale ressaltar que aos 57, em contra-ataque, Igor Torres chutou e acertou o travessão após desvio de Volpi.
Ficha técnica
São Paulo 0x1 Fortaleza
Competição: Série A do Brasileiro - 12ª rodada
Data: 17/07/2021
Horário: 17h
Local: Morumbi, em São Paulo/SP
Gol: Robson aos 28´/2º T (0-1)
Cartões amarelos: Léo (S), Rojas (S), Hernán Crespo (S), Galeano (S), Titi (F) e David (F)
São Paulo: Volpi; Léo, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Galeano (Vitor Bueno), Luan, Nestor (Gabriel Sara) e Igor Gomes (Talles); Rojas (Benítez) e Pablo (Marquinhos). Técnico: Hernán Crespo.
Fortaleza: Boeck; Tinga, Titi e Benevenuto; Éderson, Ronald (Jussa), Pikachu, Crispim e Matheus Vargas (Romarinho); Robson (Igor Torres) e David (Osvaldo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.