A campanha histórica do Fortaleza no Brasileiro Sub-20 foi interrompida nesta quinta-feira (12), quando o Tricolor foi eliminado pelo Cruzeiro na semifinal. A frustração da queda, no entanto, não apaga a boa campanha do Leão no torneio, que não tinha um nordestino semifinalista há cinco anos.
As boas atuações do Sub-20 tricolor chamaram a atenção e alguns jogadores ganharam destaque, como é o caso de Kauê Canela, que marcou 11 gols e está em terceiro na lista de artilheiros da competição (empatado com outros dois atletas). Ele e outros 13 jogadores da equipe comandada por Léo Porto estão inscritos na Série A do Brasileiro e podem ser utilizados na equipe principal se Vojvoda precisar.
O Fortaleza tem 50 jogadores inscritos para a disputa da Série A, podendo substituir oito até o dia 20 de setembro. Desta lista, 14 são do time que estava disputando o Brasileiro Sub-20.
Jogadores do Fortaleza Sub-20 que estão inscritos na Série A:
- Murilo D'angelo (G)
- Samuel (Z)
- Tony Lucas (Z)
- Gustavo Mancha (Z)
- Kayky (LD)
- Arthur (LE)
- Fabrício (V)
- Michel (V)
- Bruninho (V)
- Amorim (M)
- Tavinho (M)
- Landerson (A)
- Michael Quarcoo (A)
- Kauê Canela (A)
O Leão tem outros jogadores com idade igual ou inferior a 20 anos no time principal, mas que não descem para jogar na categoria de base, que são os casos do volante Kauan, do meia venezuelano Kervin Andrade e do atacante Iarley.
A integração dos jogadores mais jovens, egressos do Sub-20, com o time profissional é facilitada pelo elo de ligação entre as equipes, que é justamente o técnico Léo Porto. Ele também atua como auxiliar de Vojvoda e garante a replicação do método de trabalho do argentino na base.
Além disso, o executivo de futebol Bruno Costa acompanha muito os jogos da base, até pela experiência que já teve como supervisor das seleções de base da CBF, e também facilita essa integração.
Brasileiro de Aspirantes
Apesar de estarem inscritos na Série A, a tendência maior é que os jogadores do Sub-20 sejam aproveitados no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que retorna neste ano e se inicia na última semana de setembro, se estendendo por dois meses.
O Fortaleza é um dos 16 clubes na competição e está no Grupo A, ao lado de CRB-AL, Vitória-BA, Atlético-MG, Sport, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama. O Leão precisa ser um dos quatro melhores para avançar ao mata-mata e brigar pelo título.