Entenda polêmica sobre uniforme do Brasil nas Olimpíadas 2024 que repercutiu na web; veja fotos

Atleta olímpico de decatlo utilizou o seu perfil nas redes sociais para questionar a qualidade do kit

A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris, uma polêmica tem cercado a delegação brasileira que disputará o evento esportivo. O uniforme do Brasil para o atletismo foi criticado por um dos atletas que estará em Paris para competir nas Olimpíadas de 2024.

Fernando Ferraz, atleta olímpico de decatlo, utilizou o seu perfil nas redes sociais para questionar a qualidade do kit recebido para os Jogos Olímpicos. “Vocês não tem ideia do quanto foi broxante receber o material da seleção”, disse Ferraz.

Sempre achei que nas olimpíadas receberíamos uma mala de materiais, com tênis, roupas e sapatilhas, mas parece que não é bem assim pra nós. Eu faço a prova do decatlo, onde utilizo 7 sapatilhas de modelos diferentes, cada uma para prova específica. Estou indo para os jogos olímpicos sem patrocínio de marca esportiva, ou seja vou investir do meu dinheiro para comprar as sapatilhas, sei que vai me ajudar muito. Irei passar mais de 20 horas na pista de atletismo, dois dias de competição dividido em 4 etapas, e recebi como material, 1 regata, 1 macaquito, um short balãozinho assim que acabar as provas do primeiro dia, irei voltar pra vila e lavar logo meu material, ou competir com sujo.
Fernando Ferraz
Atleta de decatlo

Em nota, o Ministério do Esporte informou que não é responsável por confeccionar e fornecer kits de uniforme e equipamentos para a delegação brasileira nas Olimpíadas, e esclareceu que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é o responsável por este fornecimento, mas apenas nas modalidades boxe, remo, levantamento de peso, tiro com arco, pentatlo moderno e canoagem.

Confecção de material para as Olimpíadas

Neste caso, o fornecimento dos kits de uniforme e equipamentos para as demais modalidades fica a cargo das confederações de casa esporte. No caso de Fernando Ferraz, no decatlo, a responsabilidade seria da Confederação Brasileira de Atletismo.

“Todos os atletas têm canais abertos com a CBAt. E estamos buscando resolver essa questão dele e de todo atleta que tiver algum tipo de problema para que estejam tranquilos para focar na competição”, disse a confederação em nota oficial.

O perfil oficial do Time Brasil também se manifestou após a publicação de Fernando. “A mala que o COB preparou com os nossos uniformes para vila e pódio está te esperando cheia e lindona aqui em Paris! VEM”, disse o perfil.