Ceará abre 2 a 0 sobre o ABC, mas cede empate e sai do G-4 do Grupo A do Nordestão

Vozão perdeu a chance de assumir a liderança de seu grupo

Na noite desta quarta-feira (28), o Ceará empatou com o ABC, na Arena Castelão, por 2 a 2, em jogo válido pela quarta rodada do Nordestão de 2024. Aylon e Erick Pulga abriram 2 a 0 para o Vovô, mas o ABC empatou com Daniel Cruz e Erick Varão.

Com o resultado, o Vozão fica fora do G-4 do Grupo A, na quinta colocação, com seis pontos ganhos em quatro jogos disputados. Já o ABC segue sem vencer na competição e amarga a lanterna do Grupo B, com apenas três pontos em quatro rodadas.

PRÓXIMA PARTIDA

O Ceará volta a campo daqui uma semana. Na próxima quarta-feira (6), o Alvinegro encara o Bahia, às 21h30, na Arena Castelão, pela quinta rodada do Nordestão. 

O JOGO

Invicto na temporada de 2024, o Ceará recebeu um ABC que vive momento conturbado. A equipe potiguar vinha de quatro jogos sem conquistar o resultado positivo. Logo de início, os visitantes tentaram espantar a má fase e assustaram em um chute cruzado de Daniel Cruz, aos 16 segundos de jogo. 

Porém, o ímpeto abcdista parou por aí e o Vovô começou a dominar as ações da partida. Em um espaço de quatro minutos, o Alvinegro de Porangabuçu obrigou o goleiro Carlos Eduardo a fazer três defesas para evitar a abertura do placar na Arena Castelão. Na chance mais clara do Ceará, o arqueiro espalmou uma forte finalização de dentro da área de Matheus Bahia.

Os lances de perigo ligaram o sinal de alerta nos visitantes, que voltaram a assustar novamente com Daniel Cruz. Aos 21, o camisa 9 recebeu belo lançamento de Ruan, matou no peito, invadiu a grande área e finalizou para uma boa defesa de Richard, que espalmou o perigo.

Depois disso, o Ceará aumentou o ritmo e, depois de desperdiçar chances, com Matheus Felipe e Recalde, abriu o placar da partida. Aos 33 minutos, em um bela troca de passes, Raí Ramos recebeu na direita e cruzou com perfeição para Aylon tocar de cabeça pro fundo das redes. 

Com o gol, o Vozão passou a valorizar a posse de bola e administrou a vantagem até o intervalo.

ABC REAGE E EMPATA O JOGO

Na volta do intervalo, Rafael Lacerda, técnico do ABC, mandou o volante Walfrido, velho conhecido do futebol cearense, ao campo. A equipe potiguar novamente começou assustando em uma cabeçada de Daniel Cruz, mas o Ceará logo respondeu e ampliou o placar. 

Aos dois minutos, Guilherme Castilho recebeu passe na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás, onde Erick Pulga apareceu sozinho e só teve o trabalho de tocar pro gol para marcar o segundo do Vozão.

O gol deu tranquilidade ao Ceará, que parecia caminhar tranquilamente para mais uma vitória dentro da competição. Porém, tudo mudou aos 16 minutos da etapa complementar. 

Em uma bola despretensiosa, Ruan cruzou na área e Matheus Bahia afastou mal de cabeça. A bola sobrou para Daniel Cruz que, na entrada da área, pegou de primeira e mandou no cantinho de Richard, fazendo um golaço na Arena Castelão. 

O gol inflamou o ABC que se lançou ao ataque e conseguiu o empate. Aos 29, Gustavo cruzou da esquerda e Erick Varão apareceu como uma bala para ganhar de Matheus Felipe pelo alto e tocar de cabeça pro fundo das redes.

O gol foi um balde de água fria no Alvinegro de Porangabuçu, que ainda perdeu uma chance claríssima para vencer o jogo três minutos depois de sofrer o empate, quando Paulo Victor mandou uma bomba da entrada da área e Carlos Eduardo espalmou nos pés de Saulo Mineiro que, na pequena área com o goleiro caído, finalizou para fora.

ASSISTA AO VIVO NA VERDINHA

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL