Primeiro Mercúrio retrógrado de 2025 inicia neste sábado (15); veja o que acontece e como se preparar
Fase requer revisão, organização e reflexão, diz astróloga

O primeiro Mercúrio retrógrado do ano chega neste sábado (15) e segue até 7 de abril, ainda na energia do eclipse lunar total, a "Lua de Sangue", que aconteceu na lunação de Peixes. A fase traz uma influência de maior instabilidade e necessidade de ajustes em nossa comunicação, rotinas e planejamento. Mas o que está por vir e como se preparar para passar pela fase sem maiores problemas?
“Peixes é o último signo do zodíaco e representa o fim de um ciclo, o convite para soltar o que já não faz sentido. Este é um período que traz muitas finalizações, encerramentos e mergulhos profundos”, explica a astróloga do Diário do Nordeste e terapeuta de caminhos, Julianna Formiga.
Veja também
Como se preparar para o primeiro Mercúrio retrógrado de 2025
A especialista dá dicas para se preparar para este fenômeno e passar por ele da melhor forma. Como o Mercúrio retrógrado é um excelente período para revisar, reorganizar e refletir, algumas práticas podem ajudar, como:
- Escrever sobre sentimentos e situações do momento, pois isso pode trazer clareza;
- Meditar e respirar consciente, o que ajuda a evitar reações impulsivas;
- Revisar e organizar: ótimo momento para finalizar pendências e revisar planos antigos;
- Evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo;
- Energeticamente, banhos de ervas como alecrim e hortelã podem ajudar a manter o foco e a clareza mental.
Outras dicas importantes incluem não enviar mensagens ou tomar decisões importantes sem antes revisar com calma, evitar agir por impulso, principalmente em conversas delicadas e fazer backups de arquivos. Se possível, adiar compras de eletrônicos e a assinatura de contratos muito importantes também é fundamental.
“Muitas vezes, Mercúrio retrógrado é visto como um vilão, mas ele também pode ser um momento de ajustes necessários. Ele nos obriga a desacelerar, revisar planos, resgatar ideias que estavam adormecidas e observar padrões que precisam ser quebrados", lembra Julianna Formiga.
"Em vez de temer, podemos usar essa oportunidade para organizar a vida e alinhar pensamentos antes de seguir em frente. Os momentos de pausas também são importantes”, finaliza ela.
Veja também
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.