Orkut abre contagem regressiva e cria expectativa de retorno nos fãs

Contagem se encerra às 10h desta quina-feira (8)

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
08 de Outubro de 2026 - 10:05 (Atualizado às 10:55)
capa da noticia
Legenda: Criador da antiga rede social promete uma nova mudança, mas não confirmou retorno.
Foto: Divulgação.

O criador da rede social Orkut, famosa no início dos anos 2000, disponibilizou uma contagem regressiva no antigo site da rede e afirmou, em mensagem aos fãs, que pretende "reconstruir a internet". Orkut Büyükkökten não confirmou se a rede vai voltar, mas revelou que interessados poderão adicionais os nomes na página em breve.

O antigo domínio da rede social, o orkut.com, abriu a contagem nesta quinta-feira (8). Ela se encerrou às 10h. 

"Estou preparando uma grande mudança no site! Te espero aqui às 10h de 08/10 para ver o resultado", diz a mensagem oficial.

Sem confirmar se o site iria voltar, Büyükkökten afirmou, em outra ocasião, que a internet mudou muito nas últimas décadas, mas a ideia seria retomar parte do que teria formado uma legião de fãs da rede, como as comunidades, por exemplo.

"Um algoritmo não consegue fazer a vida valer a pena. Mas um amigo consegue. Uma comunidade consegue", escreveu em uma carta. 

Petição assinada

Após o encerramento da contagem regressiva, o site abriu uma petição para que fãs coloquem os nomes em prol de "uma nova rede social focada em pessoas autênticas, conexões reais e um verdadeiro senso de pertencimento".

Dados como nome, país, e-mail e telefone são solicitados, mas, segundo a plataforma, nenhum nome de usuário será reservado no momento. 

Assuntos Relacionados

Colunistas

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Edição do Dia