Novela 'O Salvador da Pátria', sucesso em 1989 e alvo de pressão política, volta a ser exibida na TV

A história do humilde Sassá Mutema, interpretado por Lima Duarte, virou um clássico da teledramaturgia brasileira e volta no Canal Viva

Escrito por Redação ,
Sassá Mutema, protagonista da novela O Salvador da Pátria, interpretado por Lima Duarte
Legenda: O personagem Sassá Mutema era constantemente comparado com Lula, o que gerou insatisfação nos bastidores políticos
Foto: Arquivo/Memória Globo

A novela "O Salvador da Pátria", que marcou a TV brasileira em 1989, está de volta às telinhas. A história do protagonista clássico Sassá Mutema (Lima Duarte), vai ao ar de segunda a sexta no canal por assinatura Viva, a partir das 14h15.

Trama gira em torno de Sassá, homem humilde do interior que é acusado de dois assassinatos. Ele é preso, mas logo depois consegue provar sua inocência e ganha popularidade na cidade. Com a ajuda de políticos locais, ele ingressa na vida política se torna prefeito

Escrita por Lauro César Muniz, o elenco tem nomes de peso como Susana Vieira, Betty Faria, Maitê Proença, Francisco Cuoco, Luis Gustavo, José Wilker, Cecil Thiré, Antonio Grassi, Lucinha Lins e Suzy Rêgo.

Curiosidades

  • A novela foi ao ar na TV Globo em 1989, ano que marcou a volta das eleições diretas para presidente no Brasil, (Lula x Collor) após a promulgação da Constituição e o fim da Ditadura Militar. 
  • Os rumos da trama foram modificados em censura indireta, pois a cúpula de Brasília julgava que o personagem Sassá fazia apologia à esquerda. 
  • Sassá era para se tornar presidente na novela, mas devido ao cenário político de 1989, a trama teve que torná-lo somente prefeito. 
  • Sassá era comparado com Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos vinham de família pobre e eram trabalhadores do campo que entraram na política.
Assuntos Relacionados