Caminhão do Faustão: relembre cearenses que ganharam sorteio do Domingão

Universitário, guarda municipal e desempregado foram selecionados entre milhares de cartas na década de 1990

Escrito por João Lima Neto , joao.lima@svm.com.br
Primeiro ganhador do caminhão de prêmio era estudante universiário
Legenda: Primeiro ganhador do caminhão de prêmio era estudante universiário
Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

A confirmação da saída de Fausto Silva da TV Globo assustou os telespectadores no início da semana. No Ceará, diversas ações do dominical foram realizadas na capital cearense. Um quadro de maior destaque e participação foi o caminhão de prêmios.

O primeiro sorteio no Estado aconteceu em julho de 1989. Na época, George Gomes da Silva, estudante de engenharia civil, morador do bairro do Monte Castelo, foi o ganhador.

O primeiro sorteio realizado em Fortaleza recebeu 69.733 toneladas de cartas enviadas para a promoção — batendo o recorde de Belo Horizonte, com 60 mil, que também recebeu o quadro do Domingão do Faustão no mesmo ano. O ganhador contou com ajuda dos dois irmãos para preencher os 1,5 mil cartas. 

Nos anos 1990, um dos ganhadores cearenses estava desempregado
Legenda: Nos anos 1990, um dos ganhadores cearenses estava desempregado
Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

Na dinâmica do sorteio, uma carta era selecionada em um ponto turístico da cidade. Em seguida, a produção do programa seguia para a casa do ganhador. Tudo era transmitido ao vivo. Em Fortaleza, o primeiro sorteio aconteceu na Praia de Iracema e foi realizado pela atriz Bia Seidl. A TV Verdes Mares era um dos postos de entrega de cartas.

No caminhão de prêmios, itens como televisor Sharp, bicicleta Caloi, vídeo-game TecToy, videocassete Toshiba, conjunto de som 3x3 CCE, refrigerador Prosdócimo, máquina de lavar roupas Enxuta, entre outros, atraiam olhares dos participantes.  

O caminhão esteve presente ao longo da história do Domingão, com patrocínio de marcas que chegaram a dar, além dos eletroeletrônicos e móveis, carros e casas. Em 2010, o Caminhão foi substituído pelo Avião do Faustão, “um avião de prêmios”, como dizia o apresentador. 

Desempregado ganhou carro  

Em novembro de 1994, no bairro Aerolândia, o ator Luigi Barricelli parou em frente à residência do artesão Valdir Soares Queiroz, de 34 anos. Desempregado há três anos, ele escreveu apenas uma carta para a promoção e acabou premiado com um corsa Wind zero quilômetro, uma linha telefônica, 16 prêmios (entre móveis e eletrodomésticos) e mais um vale-compras no valor de R$ 1 mil. Ele foi sorteado em uma pilha de 1 milhão e 162 mil cartas. 

Guarda municipal ganhou caminhão 

Carioca, radicado em Fortaleza, teve carta selecionada por Marcos Frota
Legenda: Carioca, radicado em Fortaleza, teve carta selecionada por Marcos Frota
Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

O guarda municipal Joaquim Severino da Silva, na época com 28 anos, residente no bairro Montese, foi segundo ganhador.  Na primeira vez que o caminhão de prêmios veio a Fortaleza, ele escreveu 1,5 mil cartas. No ano seguinte, ele enviou 2,5 mil cartas. O ator Marcos Frota, que veio a Fortaleza realizar o sorteio, quem pegou a carta dele. 

Famosos no Ceará 

Luigi Baricelli foi um dos atores que vieram ao Ceará apresentação o sorteio do Caminhão do Faustão
Legenda: Luigi Baricelli foi um dos atores que vieram ao Ceará apresentação o sorteio do Caminhão do Faustão
Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

Luigi Baricelli, conhecido por entregar os prêmios aos ganhadores do caminhão, também esteve em Fortaleza. Em 1994, o ator atuava como Romão na novela "Malhação”. Dias antes do sorteio, ele deu autógrafos em lojas e supermercados da cidade. 

O ator Marcos Frota também comandou o caminhão do Faustão. Na época, além do sorteio, vários casais de dançarinos de lambada foram escolhidos em seleção no Clube do Vaqueiro.  

Assuntos Relacionados