Ouvintes especulam sobre o fim do podcast 'Calcinha Larga'; entenda

O programa de áudio semanal é apresentado por três mulheres

Ouvintes do podcast “Calcinha Larga” especulam sobre o destino do programa de áudio após suposta divergência entre as apresentadoras Camila Fremder, Helen Ramos (conhecida como Hel Mother) e Tati Bernardi. Os episódios vão ao ar às quartas-feiras, na plataforma Spotify. 

Nesta semana, contudo, a roteirista Camila e a atriz Helen não participaram. Tati conduziu a entrevista sozinha sob a justificava de incompatibilidade de agenda, mas anunciou que os próximos conteúdos serão gravados separadamente. 

O que é o “Calcinha Larga”?

É um podcast semanal. Criado em maio de 2020, o programa de áudio comandado por três mulheres e mães debate sobre maternidade, mas não se limita a isso, discutindo, também, diversas pautas a partir da visão feminina.  

Na página do Instagram oficial do podcast, há 184 mil seguidores. 

Entenda o contexto envolvendo suposta briga das apresentadoras do “Calcinha Larga”

Ainda não houve pronunciamento oficial das envolvidas. Mas é possível explicar o contexto por trás das opiniões e questões levantadas pelos internautas. 

Desde o início do programa, a postura de Tati Bernardi era criticada pelos ouvintes, que reclamavam do pouco espaço dado a outras integrantes, das interrupções constantes e dos desvios das pautas propostas para as questões pessoais da escritora. 

A situação virou piada no programa e, em diversas ocasiões, Tati dizia, em tom de brincadeira, “não deixar ninguém falar”. Mas, também, havia diversas críticas ao podcast em relação ao privilégio das mulheres brancas. 

Todavia, não houve pronunciamento das podcasters sobre o assunto. Nesse contexto, as “calcinhers”, como são chamadas as fãs do programa, observavam a interação entre as três. Outros ouvintes, entretanto, não notavam essas supostas tensões. 

Mas, no último dia 26 de agosto, Tati Bernardi escreveu em sua coluna, na Folha de S. Paulo, sobre uma ruptura com colegas de trabalhos, sem mencionar nomes. O texto foi intitulado "Deus abençoe o vexame". 

“Mas o que esses colegas de trabalho fizeram de tão grave contra mim? Nada que você tenha visto. Nada que alguém possa confirmar que aconteceu. Uma onda de lama invisível sempre me afogava quando nos reuníamos. Um desafeto silencioso, encoberto, que vai cutucando, vai ferindo, mas se o injuriado, em um dia mais sensível, decidir expor suas impressões, será colocado direto no espectro de paranoico. Você se sente cada vez mais sozinho, enfraquecido, desconsiderado, estranhamente atacado por algo clandestino, borrado e indefinido”, escreveu Tati. 

Ela continua: “Olhares cúmplices e furtivos de deboche, piadas internas pretensamente inocentes instaurando climinhas ensaiados de branda desmoralização, a formação e o funcionamento de uma reles e infantil facção para o maldizer. Tudo de forma crescente e contínua. Teria sido melhor levar um soco”, publicou. 

Depois desse texto, as dúvidas sobre o fim do podcast aumentaram. Outro fator que contribuiu para a especulação foi a Tati ter parado de seguir Camila e Helen no Instagram, mas as duas não deixaram de segui-la.

Afinal, o “Calcinha larga" vai acabar?

Essa informação não foi confirmada. O perfil oficial do podcast informou que o programa desta semana não teve a participação de Camila e Helen em razão da “agenda doida” das apresentadoras.

Após diversos comentários de ouvintes questionando a possível separação, Tati Bernardi respondeu que os próximos episódios serão mantidos, apesar de serem gravados separadamente, para o cumprimento de contratos.

Já Camila e Helen agradeceram o apoio das seguidoras e afirmaram que irão se pronunciar sobre a situação "em breve". Veja: