Os atuais acontecimentos no remake da novela "Renascer" atiçam a curiosidade dos telespectadores sobre o que irá acontecer com a personagem Joana (Alice Carvalho) na obra. Ainda faltam muitos capítulos para o desfecho da personagem, mas é possível dizer que haverá um final feliz.
Na primeira versão de "Renascer", a personagem Joana, esposa de Tião de Galinha, passa por muitas adversidades em boa parte da obra, como a perda do marido.
"Renascer" foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.
Na produção de 1993, a personagem foi interpretada pela atriz Tereza Seiblitz. Na narrativa, após a morte do marido, Joana confessa sentimentos pelo padre Lívio (Jackyson Costa).
Só que o religioso dizia estar em pecado e pede transferência para outra paróquia. Ele chega até fazer greve de fome e vai para um retiro.
No penúltimo capítulo da novela, o padre decide largar a batina e se entrega ao amor de Joaninha.