Uma das obras de maior audiência de Manoel Carlos retorna à TV, nesta segunda-feira (29). A novela "Mulheres Apaixonadas" será reapresentada na Globo, no "Vale a Pena Ver de Novo". A produção será exibida às 17h10.
A personagem central da trama é Helena (Cristiane Torloni), uma mulher que resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada.
A protagonista é diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), para alunos de Ensino Médio, e está cansada da vida sem emoções que leva com o músico Téo (Tony Ramos), com quem adotou o pequeno Lucas (Victor Curgula).
Helena não desconfia, mas, na verdade, o menino é filho biológico do marido com a ex-garota de programa Fernanda (Vanessa Gerbelli). Esse segredo abala silenciosamente a relação dos dois.
Tramas paralelas
Com forte cenas interpretadas por Helena Ranaldi e Dan Stulbach, uma das temáticas que a novela apresentou foi a violência doméstica.
Na trama, Marcos batia em Raquel, em diversas cenas. Ele usava uma raquete de tênis para violentar a ex-mulher. A história fica ainda mais complicada quando ela começa a ter um relacionamento com um aluno da escola em que ensina.
Uma curiosidade é que na época da primeira exibição de "Mulheres Apaixonadas", em 2003 ainda não existia a Lei Maria da Penha (2006) — que define a violência doméstica e familiar contra a mulher como crime e aponta formas de punição.