Morre Alexandre Lima, músico do Manimal, após dez anos em coma

Artista faleceu na madrugada desta quinta-feira (28)

O músico Alexandre Lima, um dos integrantes do grupo Manimal, morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 54 anos, após dez anos em coma e sob cuidados da família em casa. O artista havia sofrido um aneurisma da aorta em 2013, que o deixou acamado desde então.

A informação da morte foi revelada pela família, que definiu velório aberto ao público nesta quinta (28), a partir das 10h até as 17h, no centro de Vitória, no Espírito Santo. 

"Meu irmão, Deus te chamou, mas o barco do amor que você fez continua a navegar. Um dia, a gente se encontra novamente para tocar aquela de sempre", escreveu ele, publicando uma foto dos dois juntos para prestar homenagem. 

Em 2023, o músico Gabriel O Pensador citou, em um vídeo de homenagem, Alexandre e a importância dele na arte. "São lembranças excelentes, muitos trabalhos, shows juntos. Ele vivia o seu auge, estava fazendo coisas pela música e pela sua cidade, até acontecer essa situação inesperada que o levou a continuar a vida de uma outra maneira", afirmou. 

Alexandre Lima sofreu um aneurisma da aorta e passou mal em 29 de novembro de 2013, durante uma reunião para definir a programação de fim de ano em Vitória.

O músico entrou em coma após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia para a retirada do aneurisma. Segundo a família, Alexandre chegou a um "estado vegetativo persistente" porque ficou sem receber oxigênio por tempo indeterminado enquanto estava na UTI.

Alexandre não mexia os braços e as pernas e se alimentava por meio de uma sonda, enquanto 20 latas de alimentação especial eram utilizadas. Em 2013, ele passava 119 dias internado, voltando ao hospital em 2015 para tratar uma pneumonia.