A segunda fase da novela "Renascer", da TV Globo, teve início na última segunda-feira (5). Na nova etapa, o público confere os problemas de relacionamento entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e o filho João Pedro (Juan Paiva), e chamou a atenção dos telespectadores um termo usado pelo fazendeiro para se referir ao caçula: "tabaréu".
A palavra surgiu durante uma conversa de Zé Inocêncio com Deocleciano (Jackson Antunes). Durante o diálogo, o fazendeiro afirmou que “não é tabaréu” igual ao filho. A palavra é muito utilizada na Bahia, mas em outros estados não é tão conhecida.
Segundo o Dicionário Online de Português, tabaréu vem do tupi e significa "aquele que sabe pouco de seu ofício; novato", "quem não consegue se expressar facilmente; acanhado" e "indivíduo do campo; caipira, matuto".
O termo também foi utilizado durante uma conversa de Mariana (Theresa Fonseca) e Jacutinga (Juliana Paes). "Do jeito que tava, tava parecendo um tabaréu", disse Mariana. "Tem coisa que parece, mas não é. Você, por exemplo, às vezes parece besta, mas besta tu não é", rebateu Jacutinga.