Bruce Willis aparece ao lado de esposa em postagem do Dia de São Valentim nos EUA

Ator foi diagnosticado com demência frontotemporal e tem aparecido em poucos registros desde então

O ator Bruce Willis apareceu em registro especial ao lado da esposa, Emma Heming Willis, nesta quarta-feira (14) para celebrar o Valentine's Day, data em que se comemora o dia dos namorados em países como o Estados Unidos. Willis enfrenta uma demência frontotemporal, caracterizada por um conjunto de distúrbios que atingem partes específicas do cérebro.

A doença do artista provoca alterações de personalidade, de comportamento e levam à dificuldade de compreender e de produzir a fala, por exemplo. Os registros do artista, inclusive, têm ficado cada vez menos frequentes.

Segundo familiares, os dias agora têm sido vividos por ele e pelas pessoas próximas "como se fossem os últimos". Assim, o ator tem passado o tempo ao lado de entes queridos, lendo livros, preparando comidas favoritas e até assistindo televisão.

A demência de Bruce Willis é conhecida pela piora com o passar do tempo. Não se sabe a causa específica, mas acredita-se que ela esteja relacionada a modificações genéticas passadas de pais para filhos. 

Sintomas e tratamento

Entre os sintomas da doença com a qual o ator foi diagnosticado estão a dificuldade de entendimento, mudanças na personalidade, maior impulsividade, irritabilidade, problemas na articulação das palavras e até dificuldade para reconhecer rostos. 

Para o tratamento, é necessária uma análise de um neurologista, que deve fazer avaliação da condição, mas não há cura descoberta para a doença até o momento.