Acidente de Marília Mendonça tem parte da causa revelada pela Polícia de Minas Gerais

Equipe responsável pelas investigações apresentou dados em coletiva de imprensa nesta sexta (4)

Os resultados parciais sobre o acidente aéreo que vitimou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas há um ano foram divulgados pela Polícia Civil de Minas Gerais nesta sexta-feira (4).

Segundo o delegado Ivan Lopes, que concedeu coletiva de imprensa em Belo Horizonte, a aeronave voava muito baixo no momento da queda, localizada fora da área de proteção delimitada no aeródromo de Caratinga (MG). 

Entretanto, ainda conforme as autoridades, o laudo dos motores ainda está sendo aguardado. Além disso, o esperado é que os documentos ajudem na busca por entender o motivo pelo qual o voo estava tão baixo.

"Se a gente descartar, de fato, qualquer falha nos motores que fizesse que a aeronave voasse tão baixo, aí a gente consegue caminhar para a conclusão de falha humana", delimitou o delegado Ivan Lopes. 

Depoimentos

Ainda conforme o delegado, depoimentos de pilotos que estavam na região também foram fundamentais para as investigações. Um deles confirmou que o piloto do avião de Marília entrou em contato por rádio e deveria ter pousado cerca de 1 minuto e 30 segundos após a mensagem.

Apesar disso, o outro profissional afirmou que o piloto teria se afastado muito para o pouso. O indicado, no caso de Caratinga, é que a manobra seja feita na zona de proteção, algo em torno de 3km em volta da pista. 

"A gente nunca vai saber por que o piloto se afastou tanto. (...) No campo da especulação, se descartar problema no motor, talvez ele quis fazer uma rampa mais suave, para dar conforto maior para pousar", avaliou o delegado.

Por conta do distanciamento, a aeronave se chocou com uma linha de transmissão de energia elétrica, que estava fora da área de proteção. 

Os agentes apontaram, na mesma coletiva, que a investigação será concluída quando a Polícia Civil tiver acesso ao laudo do motor. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB) também conduz investigação à parte.