Universidade de Fortaleza é eleita uma das 100 melhores da América Latina

A instituição é a primeira de ensino superior privado das regiões Norte e Nordeste a ser relacionada no ranking global

Escrito por Redação,

Ceará
Fachada da Universidade de Fortaleza
Legenda: A universidade cearense atingiu a 1ª posição entre as instituições privadas das regiões Norte e Nordeste
Foto: Ares Soares

A Universidade de Fortaleza foi listada entre as 100 melhores universidades da América Latina, pelo Webometrics Ranking of World Universities 2022. A instituição é a primeira de ensino superior privado das regiões Norte e Nordeste a ser relacionada no ranking global. 

A escala é elaborada pelo grupo de pesquisa espanhol Cybermetrics Lab, pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

Considerando os levantamentos realizados pela entidade, a universidade cearense atingiu a 1ª posição entre as instituições privadas das regiões Norte e Nordeste nos três indicadores avaliados. 

Já em relação às universidades privadas do Brasil, ela é 3º lugar no de excelência, 5º no de transparência e 21º no de impacto. No ranking geral brasileiro, incluindo públicas e privadas, ela ocupa a posição 45ª entre as 50 melhores.

Critérios de classificação

Responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional da Universidade de Fortaleza, a professora Nise Sanford destaca que o Latin America Ranking Web of Universities, publicado pelo CSIC da Espanha, é um sistema de classificação de instituições de ensino superior baseado em um critério composto.   

Para classificar as unidades escolares, o ranking leva em consideração três indicadores. São eles: 

  • Visibilidade: o impacto do conteúdo na web, com base no número de fontes externas com links que levam ao portal da instituição;
  • Transparência: número de citações entre os pesquisadores mais relevantes na plataforma Google Scholar; 
  • Excelência: número de pesquisas entre as 10% mais citadas em cada disciplina do banco de dados Scimago.

Ou seja, como explica a pesquisadora, esse ranking considera o volume de conteúdo da instituição na internet, bem como a visibilidade e o impacto dessas publicações on-line conforme o número de citações do site.

Relevância internacional

Realizado desde 2004, quando a internet crescia como uma ferramenta fundamental para o mundo globalizado e a divulgação da comunicação científica, o Webometrics Ranking of World Universities é importante para avaliar a performance científica e acadêmica de instituições a nível internacional. 

Representando o Brasil, participam da lista 3.914 instituições de ensino superior.

Inscrições abertas

Atualmente, a Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o semestre 2022.1. A instituição oferece mais de 35 cursos de Graduação na modalidade presencial, seis cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) e 58 cursos de Pós-Graduação, dos quais 11 são aperfeiçoamentos, em quatro grandes áreas do conhecimento: Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia.

Os interessados devem acessar o site da instituição e se candidatar para participar da seleção. É possível fazer a prova de vestibular de forma online ou usar avaliações realizadas anteriormente, além de poder utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).