Primeira semana de 2023 começa com alerta de chuvas e ventos fortes para 34 cidades cearenses
Sul do Estado deve concentrar os maiores volumes
O ano de 2023 começou com chuvas intensas na porção Sul do Estado e alerta para continuidade dos eventos pluviométricos para os próximos dias. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 34 cidades (lista ao fim da matéria) podem ter registro de chuvas e ventos fortes na noite desta segunda-feira (2) e início de terça (3).
O alerta emitido pelo Inmet está classificado na escala 1, de grau "perigo potencial". Para este nível, os municípios podem ter precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 mm/dia. Além disso, há risco de ventos fortes, com rajadas que podem atingir até 60 km/h.
Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. No atual alerta, o Ceará tem uma porção territorial inclusa na classificação de grau 1 e outra no grau 2.
- Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
- Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
- Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
Veja também
Chuvas no Cariri cearense
Após o ano iniciar com chuvas tímidas, em apenas 5 cidades, o segundo dia de 2023, foi de intensos volumes. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em pelo menos 50 cidades cearenses, com destaque para a região Sul do Estado, a qual concentrou os maiores volumes.
A cidade de Lavras da Mangabeira registrou o maior índice, com 140 milímetros. Aurora, com 96,5 mm, segue logo atrás. Fecham a lista das 5 mais chuvosas, Caririaçu e Potengi, ambas com 65 milímetros e Várzea Alegre (64 mm). Todas esses municípios estão situados no Cariri cearense.
Veja também
Essa é a região que a Funceme projeta continuidade de chuvas nos próximos dias. O meteorologista da Funceme, bruno Rodrigues aponta que o "Sul do Estado pode ter chuvas de moderadas a forte na noite desta segunda-feira e início da terça". Nas demais regiões, acrescenta o especialista, as precipitações tendem a ser pontuais e passageiras.
Já na quarta-feira, ainda conforme previsão da Funceme, há "alta possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns e na faixa litorânea. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva".
Cidades em alerta para chuvas e ventos fortes:
- Abaiara
- Aiuaba
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Araripe
- Assaré
- Aurora
- Barbalha
- Barro
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Caririaçu
- Cariús
- Crato
- Farias Brito
- Granjeiro
- Jardim
- Jati
- Juazeiro do Norte
- Mauriti
- Milagres
- Missão Velha
- Nova Olinda
- Parambu
- Penaforte
- Porteiras
- Potengi
- Quiterianópolis
- Saboeiro
- Salitre
- Santana do Cariri
- Tarrafas
- Tauá
- Várzea Alegre