Primeira semana de 2023 começa com alerta de chuvas e ventos fortes para 34 cidades cearenses

Sul do Estado deve concentrar os maiores volumes

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Nesta segunda (2), choveu em pelo menos 50 cidades cearenses, com destaque para a região Sul do Estado, a qual concentrou os maiores volumes.
Foto: VcRepórter

O ano de 2023 começou com chuvas intensas na porção Sul do Estado e alerta para continuidade dos eventos pluviométricos para os próximos dias. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 34 cidades (lista ao fim da matéria) podem ter registro de chuvas e ventos fortes na noite desta segunda-feira (2) e início de terça (3). 

O alerta emitido pelo Inmet está classificado na escala 1, de grau "perigo potencial". Para este nível, os municípios podem ter precipitações  entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 mm/dia. Além disso, há risco de ventos fortes, com rajadas que podem atingir até 60 km/h.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. No atual alerta, o Ceará tem uma porção territorial inclusa na classificação de grau 1 e outra no grau 2.  

  1. Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  2. Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  3. Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

Veja também

Chuvas no Cariri cearense 

Após o ano iniciar com chuvas tímidas, em apenas 5 cidades, o segundo dia de 2023, foi de intensos volumes. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em pelo menos 50 cidades cearenses, com destaque para a região Sul do Estado, a qual concentrou os maiores volumes.

A cidade de Lavras da Mangabeira registrou o maior índice, com 140 milímetros. Aurora, com 96,5 mm, segue logo atrás. Fecham a lista das 5 mais chuvosas, Caririaçu e Potengi, ambas com 65 milímetros e Várzea Alegre (64 mm). Todas esses municípios estão situados no Cariri cearense.

Veja também

Essa é a região que a Funceme projeta continuidade de chuvas nos próximos dias. O meteorologista da Funceme, bruno Rodrigues aponta que o "Sul do Estado pode ter chuvas de moderadas a forte na noite desta segunda-feira e início da terça". Nas demais regiões, acrescenta o especialista, as precipitações tendem a ser pontuais e passageiras. 

Já na quarta-feira, ainda conforme previsão da Funceme, há "alta possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns e na faixa litorânea. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva".

Cidades em alerta para chuvas e ventos fortes:

  1. Abaiara
  2. Aiuaba
  3. Altaneira
  4. Antonina do Norte
  5. Araripe
  6. Assaré
  7. Aurora
  8. Barbalha
  9. Barro
  10. Brejo Santo
  11. Campos Sales
  12. Caririaçu
  13. Cariús
  14. Crato
  15. Farias Brito
  16. Granjeiro
  17. Jardim
  18. Jati
  19. Juazeiro do Norte
  20. Mauriti
  21. Milagres
  22. Missão Velha
  23. Nova Olinda
  24. Parambu
  25. Penaforte
  26. Porteiras
  27. Potengi
  28. Quiterianópolis
  29. Saboeiro
  30. Salitre
  31. Santana do Cariri
  32. Tarrafas
  33. Tauá
  34. Várzea Alegre
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.