Mais de 100 de cidades do CE podem ter chuvas e ventos fortes neste final de semana

O alerta emitido nesta sexta-feira (4) tem validade vigente até amanhã às 10h, mas pode ser renovado

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Precipitações podem, pelo segundo dia consecutivo, ultrapassar a marca dos 100 mm em várias cidades do CE
Foto: Marciel Bezerra

O fim de semana deve ser de chuva em várias regiões do Ceará. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 110 cidades do Estado estão em alerta para o risco de chuvas e ventos fortes. Deste total, 18 estão na classificação de nível 2, quando as precipitações podem passar dos 100 milímetros ao dia.

O restante dos municípios estão inclusos na categoria de risco 1, quando as chuvas podem atingir a marca dos 50 mm ao dia. Em ambas as classificações, há risco de ventos fortes com rajadas de até 100 km/hora. Este é o segundo aviso em novembro. O primeiro foi emitido nesta quinta-feira (3).

O alerta emitido nesta sexta-feira (4) tem validade vigente até amanhã às 10h, mas pode ser renovado a depender das condições climáticas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

  1. Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  2. Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  3. Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. 

Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico (Funceme) aponta previsão de chuva para as regiões na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e no Litoral de Fortaleza. "Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva".

Veja também

No domingo, dia 6, a prognóstico é de precipitações na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. "Há alta possibilidade de chuva no Litoral de Fortaleza e na Jaguaribana. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva".

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.