Cobra de dois metros é encontrada e resgatada em Pacoti
Outra cobra da mesma espécie foi recentemente resgatada no telhado de uma casa, no bairro Antônio Bezerra
Policiais militares resgataram uma cobra de dois metros em Pacoti, no Ceará, na última semana. A jiboia de grande porte foi localizada na quinta-feira (24).
A espécie pertence à família Boa Constrictor e pode atingir até quatro metros de comprimento, mas não tem peçonha.
A PM divulgou que a saúde do animal foi avaliada e o reptil solto no seu habitat natural, distante das residências.
Outra cobra da mesma espécie foi recentemente resgatada no telhado de uma casa, no bairro Antônio Bezerra.
O Corpo de Bombeiros divulgou ter registrado um aumento significativo no resgate de animais. Entre janeiro e maio de 2025, foram 4.935 atendimentos: "este número representa um crescimento de 9,88% em relação ao ano anterior. Serpentes e gatos lideram os chamados, exigindo atenção da população".
Veja também
Do total dos casos, quase 70% envolveram serpentes, somando 3.357 resgates. Em segundo lugar, aparecem os gatos, com 579 atendimentos.
COMO IDENTIFICAR COBRAS VENENOSAS X NÃO VENENOSAS
Os bombeiros alertam que, geralmente, cobras venenosas têm a cabeça triangular e achatada. Seus dentes são longos, na frente da boca. Os olhos têm fenda, como os de um gato. “A cauda afina rapidamente e elas tendem a atacar quando se sentem ameaçadas”.
Já as não venenosas, segundo especialistas, têm cabeça estreita e alongada, não possuem dentes alongados na parte traseira da boca, os olhos exibem pupila circular e a cauda afina gradualmente. Costumam fugir quando perseguidas.
“Sintomas de picada venenosa incluem dor crescente e inchaço no local. Ínguas doloridas, bolhas, náuseas e tonturas podem surgir. Procure sempre o hospital, mesmo se duvidar da toxicidade”, alertam.