O VLT da linha Parangaba-Mucuripe descarrilhou, no início da tarde desta segunda-feira (25), após uma falha operacional na via. Segundo o Metrofor, a ocorrência interrompeu o fluxo de trens perto da estação Vila União, em Fortaleza.
Ninguém ficou ferido. A operação se tornou parcial até o fim da noite desta segunda, operando somente no trecho entre as estações Vila União e Iate. Assim, apenas oito das dez estações estavam ativas.
Segundo o Metrofor, o funcionamento deve voltar ao normal logo nesta terça-feira (26). Procurado pelo Diário do Nordeste na manhã desta terça, o órgão comunicou que o equipamento voltou a operar normalmente.
Equipes de manutenção atuam no local para recolocar o trem em circulação e liberar a via-férrea para operação total do VLT Parangaba-Mucuripe.
Manutenções preventivas
Para evitar acidentes nas linhas, o Metrofor realiza manutenções preventivas e corretivas de modo sistemático de todas as linhas.
Em cada revisão, são checados todos os sistemas mecânicos e elétricos dos trens, assim como das vias férreas e seus componentes. Dentre eles, estão:
- Trilhos;
- Dormentes;
- Lastro ferroviário.
Segundo o Metrofor, essas medidas são tomadas para prevenir "ao máximo, a ocorrência de imprevistos que gerem atrasos nas viagens".