VLT da linha Parangaba-Mucuripe descarrilha em Fortaleza após falha operacional

O funcionamento deve voltar ao normal nessa terça-feira (26), segundo previsão do Metrofor

O VLT da linha Parangaba-Mucuripe descarrilhou, no início da tarde desta segunda-feira (25), após uma falha operacional na via. Segundo o Metrofor, a ocorrência interrompeu o fluxo de trens perto da estação Vila União, em Fortaleza. 

Ninguém ficou ferido. A operação se tornou parcial até o fim da noite desta segunda, operando somente no trecho entre as estações Vila União e Iate. Assim, apenas oito das dez estações estavam ativas.

Segundo o Metrofor, o funcionamento deve voltar ao normal logo nesta terça-feira (26). Procurado pelo Diário do Nordeste na manhã desta terça, o órgão comunicou que o equipamento voltou a operar normalmente.

Equipes de manutenção atuam no local para recolocar o trem em circulação e liberar a via-férrea para operação total do VLT Parangaba-Mucuripe.
Metrofor

Manutenções preventivas

Para evitar acidentes nas linhas, o Metrofor realiza manutenções preventivas e corretivas de modo sistemático de todas as linhas.

Em cada revisão, são checados todos os sistemas mecânicos e elétricos dos trens, assim como das vias férreas e seus componentes. Dentre eles, estão:

  • Trilhos;
  • Dormentes;
  • Lastro ferroviário.

Segundo o Metrofor, essas medidas são tomadas para prevenir "ao máximo, a ocorrência de imprevistos que gerem atrasos nas viagens".