Terceira edição da exposição Render-CE será lançada nesta quinta (4)

Projeto é coordenado pela ex-primeira-dama do Ceará, Renata Jereissati, e ficará aberto ao público até o fim do mês no Iguatemi Bosque

Tem início nesta quinta-feira (4), às 17 horas, no shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza, a terceira edição do Render-CE. O projeto de artesanato cearense é coordenado pela ex-primeira-dama do Estado, Renata Jereissati, e resulta de uma parceria de cocriação entre a Loja do Bem e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Neste ano, a exposição apresenta o tema "Ceará em cores e linhas". Inspirada na obra do artista plástico e designer Mário Sanders, a tipologia — renda de bilros — é trabalhada pelas rendeiras da Prainha, em Aquiraz, na Região Metropolitana da Capital, e por estudantes do curso de Design de Moda da Unifor.

"O trabalho, basicamente, foi de exercício com desenho. Com esse objetivo, de fazer com que as rendeiras pudessem fazer um trabalho mais criativo", explicou Mário Sanders, que participa do evento de lançamento da exposição.

Segundo Renata Jereissati, que também prestigiou o lançamento, a ideia do intercâmbio surgiu a partir de uma visita feita a uma exposição de Sanders na Unifor. "Me emocionei quando vi de perto um quadro dele que era todo bordado, não era pintado. E, ao final, vi que ele era de Aquiraz, avó e mãe rendeiras. Achei que tinha tudo a ver", comentou a coordenadora do projeto.

Estão envolvidos no projeto deste ano 16 rendeiras da Prainha e 12 alunos da Unifor, que expõem 17 produtos como artigos de decoração, vestimentas e bolsas, que poderão ser adquiridos pelos visitantes. Os grupos participaram de workshops com Mário Sanders no início deste ano.

'Me sentindo uma artista'

Para Maria Lima Rocha, 60, que aprendeu a ser rendeira aos sete anos de idade, a experiência de criar a partir de desenhos gerou um "aprendizado muito grande". "O resultado, pra mim, foi excelente. Tô muito orgulhosa, me sentindo uma artista", celebrou.

A estudante Sarah Veloso, 27, da Unifor, que desenvolveu duas bolsas junto às rendeiras, defende que elas são "as grandes estrelas desse projeto" e que foi enriquecedor entender e resgatar a cultura regional nesse processo. "Esse intercâmbio me trouxe uma experiência de vida e profissional que jamais posso esquecer", resumiu. Além disso, ela ressaltou que Mário Sanders, "é uma grande inspiração", seja com as cores ou com os formatos de suas artes.

A exposição fica aberta ao público até o fim deste mês, na praça do artesão. 

Serviço

Lançamento da exposição 'Ceará em cores e linhas'

Quando: 4 de maio
Onde: Praça do artesão, no shopping Iguatemi Bosque
Horário: 17h