A cidade de Maracanaú se destaca como um dos municípios que mais investem na modernização da infraestrutura viária e urbana, com foco no desenvolvimento sustentável e de longo prazo. Nos últimos quatro anos, foram aplicados mais de R$ 125 milhões na requalificação de seis avenidas estratégicas, essenciais para a mobilidade e o crescimento econômico.
As vias contempladas são Wilson Camurça, Pelágio Oliveira Brandão, Senador Virgílio Távora, José Pessoa de Araújo, Carlos Jereissati e Manoel Moreira Lima. Agora, os locais contam com calçadas acessíveis, ciclovias, iluminação moderna e mobiliários urbanos, transformando o cenário.
Além disso, a prefeitura do município está em fase final de aprovação do programa Maracanaú Desenvolvimento Sustentável (MDS), que prevê um novo investimento de R$ 360 milhões em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
O programa inclui quatro eixos: desenvolvimento socioambiental, mobilidade urbana, infraestrutura urbana e social e gerenciamento. Ao longo de cinco anos, serão adotadas medidas como requalificação viária, urbanização de lagoas, parques, rios e córregos, ampliação do sistema de drenagem, políticas públicas ambientais, ampliação e requalificação de equipamentos públicos, capacitação e geração de emprego e renda.
“O planejamento estratégico deve sempre compreender uma visão de desenvolvimento em longo prazo e de forma sustentável. Nos últimos 20 anos, Maracanaú teve uma grande aceleração econômica em todos os setores, na geração de emprego e também no ramo imobiliário, grande parte em decorrência dos investimentos públicos realizados pelo município e da atração de investimentos privados promovida pela Prefeitura”, informa, em nota, o Poder Municipal.
O plano de governo 2025–2028 contempla ainda iniciativas voltadas para a mobilidade sustentável. Estão previstas a expansão da malha cicloviária, a implantação de estações de bicicletas compartilhadas e a construção de dois terminais de integração, no Jereissati I e no Distrito Industrial, garantindo mais fluidez ao transporte público. Além disso, o município visa modernizar a frota de ônibus.
“O programa de governo 2025–2028 também prevê reduzir a poluição atmosférica gerada pela frota de ônibus urbanos por meio da tecnologia, adquirindo veículos elétricos e/ou com as modernas normas Euro 6/Proconve P-8, que têm o objetivo de reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel”, finaliza a Prefeitura.