O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vem se consolidando como um dos principais pilares econômicos do Ceará. O lugar abriga o maior polo industrial cearense, com um ecossistema dinâmico que atrai investimentos, gera oportunidades e fortalece a economia local.
Entre os meses de janeiro e setembro de 2024, a cidade conquistou o quarto melhor saldo de empregos do Ceará, considerando a diferença entre admissões (22.635) e desligamentos (20.430). O saldo positivo é de 2.205, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Assim como ocorre com a força industrial, os setores de comércio, serviços e imóveis vivem uma fase de expansão acelerada, respondendo à crescente demanda de empregos. Para favorecer essa empregabilidade, um dos principais objetivos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Maracanaú é auxiliar as empresas que funcionam na região.
O órgão exerce papel no recrutamento e no treinamento da mão de obra, pois identifica demandas empresariais para definir quais capacitações são necessárias dentre os trabalhadores locais.
“Temos que fazer isso porque, quando a Prefeitura oferece incentivos como doação de terrenos e subvenção de aluguel, uma das contrapartidas que pedimos é que os empresários contratem moradores de Maracanaú. Fixamos um percentual de 80% das contratações sendo de moradores. Então, para exigir isso dos empresários, é necessário que façamos a capacitação da mão de obra local”, detalha Antônio Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú.
Expansão industrial
Em relação ao futuro, Maracanaú adicionará um novo distrito industrial aos seis que possui. A construção, projetada pelo Poder Municipal para acontecer nos próximos quatro anos, será no bairro Mucunã, em uma área de 27 hectares. Cerca de dez empresas já realizaram pré-reserva para instalação no local.
Outra ação que seguirá sendo adotada é a otimização dos distritos. A ideia consiste em identificar imóveis abandonados e atrair, em substituição, negócios funcionais. Toda essa visão estratégica garante que a cidade continue sendo um polo relevante, adaptando-se às novas demandas do mercado e ampliando as vagas.
“Nossa meta é identificar imóveis sem utilização, abandonados. Depois, parte-se para um processo de desapropriação, dando oportunidade para novas empresas se instalarem. Com a vinda dessas novas empresas, aumentaremos a empregabilidade do município”, finaliza Antônio.
Mais informações:
Site: https://www.maracanau.ce.gov.br/
Instagram: @prefmaracanau