As 25 mil vagas do programa CNH Popular 2023 foram preenchidas nesta segunda-feira (23), mesmo dia do lançamento. A iniciativa visa fornecer habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), destinadas a pessoas de baixa renda nos 184 municípios cearenses.
Os candidatos inscritos devem agora acompanhar o andamento das etapas na página específica da CNH Popular. Serão 5 mil carteiras de motorista para Fortaleza e 20 mil distribuídas entre as demais 183 cidades da Região Metropolitana e do Interior.
"A edição 2023 do programa conta com a parceria da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para facilitar a emissão de novo documento de identidade, de forma gratuita, caso seja detectado que a identificação do beneficiário do programa está ilegível ou danificada", concluiu comunicado do órgão.
Conforme previsto no edital, os beneficiários têm acesso aos serviços de exame psicológico, de aptidão física e mental, curso teórico-técnico, curso de prática veicular e exame de direção. Segundo o Governo Estadual, mais de 189 mil cearenses já foram beneficiados no programa.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Assim como nos anos anteriores, o programa CNH Popular é destinado a moradores do Ceará que se encaixem aos critérios propostos no edital:
- Beneficiários do Programa Bolsa Família;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.
Caso o cadastro seja aprovado, uma comissão será agendada para onde os candidatos serão direcionados, ainda pelo Detran, para as autoescolas. Elas, inclusive, serão as responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.