Uma idosa de 68 anos morreu após ser atingida pela queda de parte do muro do Centro Social Urbano (CSU) do Conjunto Ceará, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (26). A estrutura do equipamento caiu no momento em que Maria Salete Braga da Silva descia em uma parada de ônibus, na Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira.
O CSU é gerido pela Prefeitura de Fortaleza. Francisco Ibiapina, secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, informou que o local passava por obras de requalificação, mas que o muro ainda não tinha sido reformado.
Maria Salete morava no bairro Jurema, em Caucaia (CE). Ela estava indo até o CSU com objetivo de buscar livros para os netos.
Segundo moradores, várias reclamações já haviam sido feitas nos órgãos públicos quanto a deterioração do muro.
Chuva ocasionou queda de muro
Francisco Ibiapina declarou, em entrevista ao Sistema Verdes Mares (SVM), no local do ocorrido, que o muro colapsou por conta da forte chuva da última madrugada.
A primeira informação que temos é que foi devido à chuva dessa noite que ocasionou uma carga através das árvores e fez uma carga no muro e ele acabou tombando
O secretário declarou ainda solidariedade aos familiares. "Primeiro queria registrar a fatalidade; A prefeitura se solidariza com a família. A prefeitura está prestando todo apoio necessário, seja através de equipe de assistência social e de psicologia. E vamos tomar todas as providências para que esse apoio seja até quando for necessário".
Conforme o titular da SDHDS, a prefeitura de Fortaleza já vinha tomando providência no sentido de fazer recuperação do equipamento. Algumas intervenções já haviam sido feitas. "Infelizmente, a gente não conseguiu concluir e aí a chuva ocasionou essa situação. Vamos continuar tomando as apurações devidas. Vamos isolar a área, a Defesa Civil está aqui".
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.