Uma funcionária pública da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) foi impedida de retornar para a estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na avenida Pontes Vieira, após discutir com um funcionário sobre o uso de máscara. Ela esperava um trem quando retirou o equipamento de proteção e foi repreendida.
A mulher retrucou que o atual decreto permite a retirada da máscara em locais abertos, momento em que o homem a escoltou para fora da plataforma do VLT. A advogada tentou retornar para o local, pois estava chegando a hora de ir embora, mas foi impedida.
Apesar de a plataforma de espera dos trens ser aberta, a máscara ainda é obrigatória nesse espaço, assim como em qualquer equipamento de transporte público.
"Segundo o decreto, usar a máscara no transporte público é obrigatório. Por isso, o Metrofor mantém a obrigatoriedade em todas as estações, sejam elas de superfície ou subterrâneas, em todas as linhas, e também no Interior dos trens", diz nota do Metrofor.
Desentendimento
O momento que o homem faz uma barreira para impedir a passagem da mulher foi flagrado em vídeo feito pelo Diário do Nordeste no local. "Eu estava falando ao telefone e tirei a máscara porque estava me sentindo sufocada", comentou a funcionária, que preferiu não ser identificada.
Sobre a atitude do funcionário, o Metrofor informou que o caso será apurado: "A discussão teve início devido à tentativa de embarque na estação do VLT sem o uso de máscara, o que é vedado pelo decreto estadual que disciplina as regras de prevenção a Covid-19".
"Ele abusou, ele não tinha direito de ficar me impedindo de sair sendo que meu VLT estava chegando", defende-se a mulher.
Regras do uso de máscara
Desde o último dia 21 de março é permitido circular sem máscara em espaços abertos de todo o Ceará. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado devido à queda dos casos e mortes de Covid-19, além da vacinação avançada.
Entretanto, ainda é obrigado o uso do item no transporte coletivo e tudo que o envolve, como terminais de integração de ônibus e estações.
As paradas de ônibus ao ar livre são os únicos locais abertos em que o uso de máscara pode ser dispensado.