Forte chuva causa alagamentos e destruição em Icó, no Interior do Ceará; veja imagens

A Funceme registrou 143 milímetros (mm) de precipitações

A madrugada foi de muita chuva no município de Icó, nesta quarta-feira (1º). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 143 milímetros (mm) de precipitações. Moradores da região enviaram ao Diário do Nordeste imagens de pontos de alagamentos e prédios danificados pelas águas. 

Nas primeiras horas de quarta, a prefeita Laís Nunes se reuniu com secretários, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Procuradoria, Assistência Social e demais órgãos públicos para tomar as providências de urgência.

"Estaremos vigilantes com toda a equipe para dar apoio aos nossos munícipes, bem como assinaremos Decreto de Emergência para que sejam realizadas intervenções por parte da gestão municipal", informou a gestora nas redes sociais. 

Cenário de destruição

No centro da cidade, diversos pontos de alagamentos foram contabilizados. Árvores caíram e a água chegou até a entrar em residências. 

Na madrugada, um raio destruiu ainda parte da sede do Conselho Tutelar do Município. Moradores escutaram o barulho, mas só perceberam os estragos pela manhã. 

Ações imediatas

Conforme a Prefeitura, obras irregulares e entulhos em locais não permitidos serão novamente notificados pois agravam os incidentes com as chuvas. 

"Como o Rio Salgado, às margens da nossa cidade, não está cheio, as fortes águas que inundaram a sede urbana de Icó nesta quarta-feira estão escoando para o seu leito", informou a Prefeitura

Ainda na madrugada, a prefeita autorizou à Secretaria de Educação, caso necessário, que sejam colocadas as escolas à disposição das famílias que foram desabrigadas.

"Toda patrulha mecanizada da prefeitura e os serviços de limpeza pública também estão diligentes para os trabalhos de urgência a serem adotados, como abertura de novos canais de escoamento de água e providências diversas", informou a Prefeitura. 

Laís Nunes comunicou também que entrou em contato com as autoridades estaduais para pedir apoio.