Fortaleza registrou, na madrugada desta segunda-feira (4), um das manhãs mais frias deste ano. Por volta das 4h30min, segundo o G1, os termômetros da Cidade marcaram 21ºC. Até então, a menor temperatura na Capital havia sido em abril, em meio à quadra chuvosa, quando os equipamentos apontaram 21,4ºC.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temperatura média desta segunda é de 22,5º, a menor do mês até o momento. Porém, o menor registro do do dia teria sido, na verdade, às 6 da manhã, de 22ºC. Veja as temperaturas mínimas extremas do ano, de acordo com a Fundação:
- Julho: 22,5ºC (hoje)
- Junho: 22,7ºC
- Maio: 21,9ºC
- Abril: 21,4ºC
- Março: 22,3ºC
- Fevereiro: 24,1°C
- Janeiro: 21,8ºC
Esses são os dados que o órgão meteorológico considera para avaliar quais dias são inteiramente mais frios. Isso porque registros como o da madrugada desta segunda, de 21ºC, são pontuais e ocorrem pelas manhãs.
A meteorologista Meiry Sakamoto explica que, geralmente, as temperaturas mínimas do dia são registradas às 6 da manhã, logo após o nascer do sol, e, as máximas, às 14 horas, após o período de maior radiação solar.
Ela ressalta ainda que, de acordo com a série histórica, é normal ter momentos deste mês de julho em que a temperatura oscile entre 22ºC e 22,4ºC. A sensação maior de frio, ela diz, é provocada pela nebulosidade e pelas chuvas que ainda caem sobre a Capital e que devem continuar, pelo menos, até quarta-feira (6).
Mínima no Ceará
No interior do Estado, as temperaturas mais baixas desta segunda (4) são em Guaramiranga, São Benedito, Crato, Araripe e Viçosa do Ceará. Confira:
- Guaramiranga: 17,6ºC
- São Benedito: 17,6ºC
- Crato: 18,7ºC
- Araripe: 18,9ºC
- Viçosa do Ceará: 18,9ºC