Fortaleza ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras com os melhores resultados de alfabetização na idade certa. Os dados são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada e foram divulgados nessa terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC).
Na Capital, 74,03% das crianças atualmente matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental foram alfabetizadas na idade certa no ano passado.
De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), o índice é resultado da ampliação de vagas em creches, da construção de novas escolas e da facilitação do acesso à educação desde os primeiros anos de vida. "Com boa estrutura, equipe dedicada e projeto pedagógico bem elaborado, estamos nos consolidando como referência nacional", afirmou.
Participação na pesquisa
O indicador foi calculado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023. Participaram do relatório 85% dos alunos das redes públicas de todo o País. Em Fortaleza, a taxa de participação foi de 93,9% dos estudantes.
"Fortaleza já foi penúltimo lugar no Ceará em alfabetização das crianças na idade certa em 2012 e, agora, 12 anos depois, comemora o resultado de muito trabalho, engajamento e dedicação dos professores, gestores e demais colaboradores da educação, foco na aprendizagem das crianças e em valorização profissional”, comemora o atual secretário da Educação, Jefferson Maia.
Média brasileira é de 56% das crianças alfabetizadas na idade certa
De acordo com o Inep, em 2023, 56% das crianças brasileiras das redes públicas chegaram ao patamar de alfabetização adequado para o 2º ano do Ensino Fundamental. Com o resultado, o País recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19 — o novo indicador é 20 pontos percentuais maior que o apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021.
Com um resultado de 85%, o Ceará, inclusive, superou a média nacional e conquistou o melhor índice de alfabetização infantil do Brasil.