Uma nova fase de imunização infantil contra a Covid começa com a aplicação da dose de reforço (3ª dose) nas crianças a partir de 5 anos, que receberam a 2ª dose há 4 meses, e a retomada da imunização de bebês com 6 meses ou mais, em Fortaleza, na terça-feira (07). A vacinação acontece nos postos de saúde da Capital.
As famílias podem acompanhar programação diária com a relação das unidades de saúde com vacina no site da Prefeitura de Fortaleza. É necessário levar os documentos de identificação dos responsáveis e das crianças, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. Quem não tiver cadastro, pode fazer a inscrição no posto de saúde.
Os especialistas reforçam a relevância de vacinar os pequenos para evitar casos graves e mortes pela doença. As aplicações devem ser feitas para garantir as defesas do organismo contra a Covid que, comumente, aparece com novas variantes e subvariantes.
Essa nova etapa de imunização acontece com a Pfizer pediátrica, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o Ministério da Saúde encaminhar mais doses de vacinas para os estados.
João Borges, secretário da Saúde de Fortaleza, frisa a necessidade de ofertar a proteção para o público infantil contra a doença.
“Fortaleza ultrapassou 7 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, o que demonstra o engajamento da população na luta contra este vírus. Porém, podemos avançar ainda mais, por isso, convocamos as crianças de 5 a 11 para receberem sua dose de reforço. Estaremos preparados para atender este público”, disse o secretário à comunicação da Pasta.
Vacinação dos bebês
Os bebês a partir de 6 meses, com ou sem comorbidades, voltam a receber a 1ª dose da vacina contra a Covid após um período sem estoque do imunizante. As últimas doses para esse público foi recebida em novembro de 2022.
Fortaleza recebeu 20.750 doses do imunobiológico Pfizer Baby, que deve ser aplicado em crianças de até 4 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Os bebês e crianças que vão tomar a primeira dose precisam de cadastro, mas isso pode ser feito na unidade de saúde antes da vacinação.
A capital cearense já vacinou 177.791 crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose e 123.622 com a 2ª dose. Mas a estimativa populacional é de 283.806 pessoas dessa faixa etária, o que indica a necessidade de mais responsáveis por crianças comparecem às unidades de saúde.