Ceará tem aviso de ‘perigo potencial’ por vendaval em todas as cidades nesta terça (16)

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta a população sobre cuidados

Os fortes ventos típicos deste período do ano têm gerado alerta em cidades do Ceará. Nesta terça-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de “perigo potencial” causado por um vendaval – que deve atingir todas as regiões do Estado.

O aviso é válido até as 21h de hoje, e prevê ventos com velocidade variando entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar disso, o instituto pontua que há “baixo risco de queda de galhos de árvores”.

O aviso é de nível amarelo, o primeiro na escala de severidade estabelecida pelo órgão de meteorologia.

Diante da probabilidade de fortes rajadas de vento, o Inmet recomenda que a população:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; 
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Busque a a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) caso necessário.

O Ceará é o único estado nordestino com todas as cidades incluídas no aviso de perigo potencial. Historicamente, o segundo semestre é conhecido como “temporada dos ventos” no Estado.

De acordo com Lucas Fumagalli, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “as maiores velocidades dos ventos ocorrem na faixa litorânea e em serras”. 

O pesquisador explica que “isso é influência de um ciclone subtropical, sistema de alta pressão no meio do Oceano Atlântico Sul, que organiza esses ventos alísios, nessa época do ano”.

Previsão do tempo no Ceará

A probabilidade de "ventos em torno de 36 km/h, com rajadas em locais da faixa litorânea, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Serra da Ibiapaba" é confirmada por previsão da Funceme para a tarde desta terça-feira (16), condição que deve seguir até a noite. O céu deve permanecer sem nuvens em todas as macrorregiões.

O cenário deve permanecer até quarta-feira (17), quando a umidade relativa do ar deve ficar "entre 15 e 20% no centro-sul do Estado, com destaque para o Cariri e porção sudeste do Sertão Central e Inhamuns".