Pela terceira vez em novembro, uma cidade cearense registrou a maior chuva do Brasil para o intervalo de 24 horas. Entre as 7 horas de domingo (13) e 7 horas desta segunda (14), o município de Caririaçu, no Sul do Estado, acumulou pluviometria de 171 milímetros.
Em 4 e 7 de novembro, o Ceará também liderou o ranking nacional, com as cidades de Aurora (127mm) e Morada Nova (147,4 mm), respectivamente.
Entre domingo e segunda-feira, outras duas cidades também tiveram chuvas acima de 100 milímetros: Aurora, com 123.6 milímetros, e Granjeiro, 117 mm. Ao todo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 45 cidades. Os dados, no entanto, são parciais e podem sofrer alteração ao longo do dia.
Em Fortaleza, a Funceme registrou 3,7 milímetros no posto Castelão.
Maiores volumes de chuva no CE
- Caririaçu: 171 mm
- Aurora: 123,6 mm
- Granjeiro: 117 mm
- Campos Sales: 88,5 mm
- Lavras da Mangabeira: 45 mm
Como tem sido habitual neste início de mês, o Sul do Estado tem concentrado os maiores índices pluviométricos. Das oito macrorregiões cearenses, o Cariri é a que acumula o maior índice, com 120 milímetros. O volume é quase 6 vezes acima da média histórica mensal (22,5 mm).
Previsão de chuva para o feriado
Para este feriado da Proclamação da República, o prognóstico da Funceme aponta céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com possibilidade de chuva isolada no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas e ventos fortes para 42 dos 184 municípios cearenses. Para estas localidades (confira lista ao fim da matéria) o órgão sugere que as precipitações podem chegar a 50 mm/dia, além da possibilidade de ventos com rajadas de até 60 km/h.
Este alerta está na classificação de nível 1 - em uma escala que vai até 3 - e, portanto, é '"baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".
Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.
- Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
- Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
- Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
Cidades inclusos no estado de alerta:
- Abaiara
- Acopiara
- Aiuaba
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Araripe
- Arneiroz
- Assaré
- Aurora
- Barbalha
- Barro
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Caririaçu
- Cariús
- Catarina
- Cedro
- Crateús
- Crato
- Farias Brito
- Granjeiro
- Iguatu
- Independência
- Juazeiro do Norte
- Jucás
- Lavras da Mangabeira
- Mauriti
- Milagres
- Missão Velha
- Mombaça
- Nova Olinda
- Novo Oriente
- Parambu
- Porteiras
- Potengi
- Quiterianópolis
- Saboeiro
- Salitre
- Santana do Cariri
- Tarrafas
- Tauá
- Várzea Alegre