Uma capivara de 40 quilos foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental após ser encontrada em um posto de saúde na Praia do Futuro, em Fortaleza. O animal deverá passar por uma avaliação veterinária antes de retornar ao seu habitat natural.
De acordo com o tenente Antônio Braga, agentes foram ao local após trabalhadores da unidade de saúde acionarem a corporação, informando que o animal silvestre estava dentro do posto.
“É o maior roedor do Brasil, então tem muita força, é muito arisco. Teve um pouquinho de dificuldade para capturar”, explicou o tenente.
Com o resgate, a capivara foi levada para a Delegacia do Meio Ambiente e deverá receber atendimento veterinário, que avaliará seu estado de saúde e analisará os possíveis cuidados médicos necessários. Após o “check-up” veterinário, o animal será levado para um local adequado, para que possa retornar ao habitat natural.
Sobre a origem da capivara resgatada, Antônio acredita que ela tenha chegado pelo Cocó, que fica nas proximidades.
Apesar de inusitado, o acontecimento não é novidade: conforme relatado pelo tenente, outras capivaras já foram resgatadas na cidade. O próprio Braga, inclusive, chegou a capturar outro animal no Parque do Cocó.
O aparecimento causa estranheza, já que esses animais são oriundos das regiões sudeste e centro-oeste do País.