Avião colide com pássaro durante decolagem e precisa retornar ao Aeroporto de Fortaleza; veja vídeo

Um dos motores da aeronave foi afetado e ela precisou permanecer em solo para manutenção

Uma aeronave que decolou do Aeroporto de Fortaleza com destino ao Galeão, na capital do Rio de Janeiro, colidiu com uma ave, na tarde desta sexta-feira (13).

A colisão aconteceu durante a decolagem, às 14h44, e um dos motores da aeronave foi afetado. De acordo com a Fraport, empresa administradora do aeroporto, o avião permanecerá em solo, para manutenção, pelo tempo necessário.

Ainda segundo a empresa, o piloto fez manobras no ar para aliviar o peso do combustível e retornou ao aeroporto em segurança. A aeronave pousou às 15h25.

Assista ao vídeo:

Em nota, a companhia aérea Latam informou que a empresa seguiu o procedimento padrão para este tipo de ocorrência, e que os passageiros já estão recebendo a assistência necessária. Conforme a cia, os clientes do voo LA 3864 seguirão para seu destino em nova aeronave no voo reprogramado para decolar às 20h30 desta sexta.

Bird strike

De acordo com a definição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o “bird strike” é considerado um incidente sempre que um piloto reportar uma colisão com pássaros. 

Um "bird strike" ocorre quando um pássaro cruza repentinamente a trajetória de um avião, causando efeitos adversos para o pássaro e para a aeronave. O incidente é considerado comum na aviação.