Terreno do IPPOO pode servir ao hub

Objetivo do Estado é dar mais opções à Latam para definir Fortaleza como sede do centro de conexões de voos

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: O terreno do IPPOO I se somaria a um leque de atrativos já implementados pelo poder público, incluindo declaração de terrenos próximos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins como de utilidade pública

Em meio ao pacote de dez ativos que o governo pretende conceder ao setor privado, há mais uma "carta na manga" para a atração do hub da Latam, centro de conexões aéreas disputado entre Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Trata-se do terreno do antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), situado na Av. Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, em Fortaleza. A área possui um tamanho de 2,82 hectares.

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De acordo com o Secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), André Facó, o ativo "pode ser uma alternativa para venda, mas também pode ser uma alternativa de algo que agregue valor à atratividade de um hub (da Latam)".

Segundo ele, a área do antigo IPPOO I pode servir para a recepção de investimentos que venham ao Estado por demanda do centro de conexões de voos.

"Normalmente quando você tem um centro de conexões internacionais, você tem a criação de cidades aeroportuárias, porque você vai ter uma concentração tão grande de voos que novos serviços vão ser exigidos, de manutenção, de hospedagem, serviços correlatos a prestação aeroportuária, que você precisa que existam nas proximidades do aeroporto", diz Facó.

Potencial

O secretário defende que esse é mais um diferencial na decisão da Latam, que irá optar por Fortaleza, Recife ou Natal para realizar o investimento. "O Estado do Ceará tem uma tendência natural para ser um centro de conexões Internacionais. Nesse momento inicial, a Latam exprimiu esse desejo, mas nós temos a possibilidade de virem outros, quem sabe. A gente tem buscado exatamente agregar diversas vantagens para que eles percebam que é um projeto consistente", salienta o titular da Seinfra.

O terreno do IPPOO I se somaria a um leque de atrativos já implementados pelo poder público, incluindo declaração de terrenos próximos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins como de utilidade pública, a cessão do terreno da base aérea e a isenção de impostos estaduais e municipais para empresas que instalarem centros de conexões aéreas em Fortaleza.

Adiamento da decisão

Mesmo diante do esforço do setor público, a Latam decidiu, em junho, adiar o anúncio do município que irá receber o hub pela segunda vez. A companhia iria divulgar a capital escolhida ainda em 2015. Em novembro daquele ano, a empresa resolveu mudar a projeção, dizendo que a cidade escolhida poderia ser anunciada no primeiro semestre de 2016.

O último posicionamento da Latam, entretanto, diz que "a escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado, ainda sem data definida". Mas, segundo André Facó, a companhia permanece com o hub em seu plano de investimentos.

"O País está vivendo um momento de transição, onde você pode ter essa transição política influenciando no aspecto de desempenho empresarial, e isso é uma decisão deles. Mas para nós o que é mais importante é que eles continuam dizendo que isso é projeto estratégico da Latam, um projeto de longo prazo da Latam. E nesse aspecto nós vamos continuar trabalhando, para dar essa confiabilidade, para que realmente Fortaleza seja escolhida como o melhor local", afirma ele.

Concessão do aeroporto

André Facó também não descarta que a Latam esteja aguardando pela definição da concessão à iniciativa privada do Aeroporto Pinto Martins, "já que essa é uma das premissas básicas para que a gente tenha a atratividade realmente para Fortaleza". Segundo noticiou o jornal Folha de São Paulo em 26 de julho, o governo interino pretende realizar o leilão de quatro aeroportos, incluido o cearense, ainda neste ano.

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