Caixa e BNDES vão destravar investimento

Escrito por Redação ,

Brasília. Duas semanas depois de concluída a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o governo de Michel Temer fará o anúncio do programa de concessões que pretende destravar investimentos. As estrelas do pacote serão as licitações de áreas do pré-sal. Vão entrar como agentes financiadores a Caixa Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

>Confira a carteira de equipamentos para concessão

>Porto do Pecém atingirá 40 mi de toneladas em 2030

>Visão sobre o Acquario está errada, diz Arialdo Pinho

>Estado dá pontapé nas concessões com energia e Centro de Eventos

>Recurso deve ir para Saúde, Educação e Segurança

>BNB se coloca como financiador

>Terreno do IPPOO pode servir ao hub

O secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco, não entrou em detalhes, mas técnicos da Caixa informaram que está em estudo o uso dos recursos do fundo de investimento FI-FGTS, que usa parte dos recursos do FGTS para investimentos em infraestrutura. A ideia é mudar algumas regras do fundo para desembolsar os cerca de R$ 12 bilhões que estão parados.

A Caixa tem também R$ 1,1 bilhão de um outro fundo, captado com recursos de fundos de pensão, que podem financiar um projeto menor.

A pedido do governo interino, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) encaminhou sugestões para as próximas concessões federais. O documento é dividido em quatro partes, incluindo medidas que visam a impedir a formação de possíveis cartéis.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.