BNB se coloca como financiador

Escrito por Redação ,
Legenda: Superintendente do Banco do Nordeste disse que o banco pode financiar Parcerias Público-Privadas do programa lançado ontem
Foto: Foto: Alex Costa

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) declarou interesse ontem ao governador Camilo Santana em atuar como financiador de agentes do setor privado que pretendam assumir concessões do governo do Estado. A manifestação foi feita durante a cerimônia de lançamento do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), pelo superintendente da instituição financeira, João Robério Pereira.

>Confira a carteira de equipamentos para concessão

>Porto do Pecém atingirá 40 mi de toneladas em 2030

>Visão sobre o Acquario está errada, diz Arialdo Pinho

>Estado dá pontapé nas concessões com energia e Centro de Eventos

>Recurso deve ir para Saúde, Educação e Segurança

>Terreno do IPPOO pode servir ao hub

>Caixa e BNDES vão destravar investimento

"O Banco do Nordeste ele é um banco de desenvolvimento do governo federal, e ele tem recursos adequados do ponto de vista de prazos e de taxas de juros. São recursos bem competitivos, destinados principalmente para investimentos. E o banco financia PPPs, que são as parcerias públicos e privadas. Então, o investidor que se atrair por algum investimento desse pode apresentar um projeto ao Banco do Nordeste e ele será analisado. Se for viável do ponto de vista econômico e financeiro, e as garantias forem adequadas e suficientes, o banco apoia esses investimentos, financiando o investidor privado", afirma.

Modernização do Estado

O superintendente do banco disse que o programa lançado ontem é uma oportunidade de o Estado se modernizar. "Eu acho que é uma iniciativa louvável do governo do Estado, na medida em que ele está procurando se modernizar, colocando para a iniciativa privada aqueles investimentos que são próprios da iniciativa privada e fazendo com que o Estado possa destinar o seu tempo e o seu esforço para aquilo que é próprio do Estado, se tornando cada vez mais eficiente", disse Pereira. (MV)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.