Arrecadação maior beneficia cidades cearenses

Empresas exercem impacto econômico e social nos municípios, favorecendo o desenvolvimento

Escrito por Redação ,
Legenda: Para que a indústria se desenvolva ainda mais no Interior do Estado, é preciso haver uma boa infraestrutura logística para reduzir os custos com o escoamento da produção
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Embora grande parte das indústrias em atividade no Ceará esteja concentrada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) é no Interior do Estado que o setor industrial se torna mais relevante, principalmente, para o desenvolvimento econômico e social dos municípios que recebem essas empresas. Além da geração de emprego e renda, que favorece diretamente os setores do comércio e serviços, a indústria estimula melhorias em infraestrutura básica e da qualificação de mão de obra dessas regiões.

Se até a década de 1970, indústrias intensivas de mão de obra como as dos setores têxtil e calçadista buscavam se instalar sobretudo na RMF, na década de 1980 grandes empresas nacionais começaram a instalar as primeiras unidades no Interior, transformando a realidade de municípios que antes dependiam sobretudo de pequenos comércios e da agropecuária. "Essa indústria leve, de calçados e confecção, é uma indústria que pode avançar com mais facilidade para cidades menores. E o treinamento de mão de obra é relativamente fácil e rápido", diz o economista e consultor Alcântara Macêdo.

LEIA AINDA:

> Indústrias geram 50,6 mil empregos e ajuda a mudar realidade no Interior do CE 
> Juazeiro se destaca com calçados, têxteis e joias 
> Desafios de médio e longo prazos
> Metalurgia desponta na geração de vagas de trabalho
> Exportações das empresas instaladas no Cariri sobem 29% 
> Mais investimentos devem ocorrer nos próximos anos
> A cada 100 pares de calçados exportados, 33 saem de Sobral 
> Polo moveleiro dinamiza economia
> Produtos de limpeza ganham mercado do NE 

Macêdo destaca que além do forte papel econômico que essas empresas desempenham nesses municípios, há também um forte papel social, na medida em que a presença da indústria no Interior desacelera o processo de êxodo rural tanto para Fortaleza como para outras grandes cidades e estados.

Outro aspecto relevante relacionado a essas indústrias é o impacto positivo na arrecadação dos municípios, que aumentam sua receita e a capacidade de investimentos. "Os efeitos são percebidos mais claramente na arrecadação de impostos e na massa salarial, mas também, promovem variações positivas na renda, no consumo, e na prestação de serviços, e que assim promovem uma dinamização da economia local. Sem dúvida, a indústria pode ser considerada o motor do crescimento, em razão dos efeitos diretos, bem como dos 'transbordamentos' em demais setores e atividades, e em consequência, catalisam o processo de desenvolvimento econômico", diz o professor e economista Allisson Martins.

Martins também ressalta a melhoria na oferta de mão de obra especializada, o que acaba favorecendo a expansão, modernização e implantação de outras empresas para o Estado. No entanto, para que a atividade industrial possa se desenvolver no Estado, é indispensável que haja uma boa infraestrutura logística que ajude a reduzir os custos com o escoamento da produção.

arte
Setor calçadista

Maior exportador de pares de calçados do Brasil, o Ceará se tornou nas últimas décadas uma referência nacional no setor. E com o crescimento do Porto do Pecém, a expectativa é de que essa indústria cresça ainda mais nos próximos anos, principalmente no Interior. "Hoje temos um porto que favorece essa ligação com o mercado internacional, que beneficia de maneira muito forte o setor de calçados", diz Macêdo. "A Grendene tem mais de 20 mil funcionários, a Dakota mais de 10 mil, e está havendo um grande fluxo dessas indústrias para o interior do Ceará", ele diz.

A Grendene, do Rio Grande do Sul, por exemplo, instalou sua primeira unidade fora daquele estado em 1990, em Fortaleza. Em 1993, a empresa instalou uma unidade em Sobral, que hoje abriga a matriz (sede social) e a maior planta da Grendene, com seis fábricas de calçados, uma fábrica de PVC e um Centro de distribuição. Em 1997, a companhia chegou ao Crato, com uma fábrica de calçados e de componentes em EVA.

"A gente tem que buscar essa indústria leve, que emprega muita gente", diz Macêdo. "A indústria do calçado já está bem adaptada ao Estado e é o setor da nossa economia que mais exporta, depois do aço, ultrapassando as exportações dos nossos produtos tradicionais como a castanha de caju e a lagosta", ele diz. No entanto, com a produção de aço no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o economista diz que o setor metalmecânico deverá se beneficiar nos próximos anos. "Temos empresas geradoras de matéria prima, como a CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém) que é voltada para o mercado externo, e a Silat (Siderúrgica Latino Americana) que produz para o mercado interno".

Apesar do potencial para desenvolver outras atividades industriais, Allisson Martins acredita que um dos principais desafios para a indústria do Ceará é a diversificação de atividades, principalmente em empreendimentos de alta tecnologia, de alto valor agregado, como as fábricas de smartphones e televisores, bens de capital e de elevado adensamento econômico, que promovem maior dinamização de um sistema econômico.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.