Comércio prevê alta de 30% nas vendas de TVs

Além do campeonato esportivo, fatores como o desligamento do sinal analógico contribuem para a comercialização

Escrito por Redação ,

Os aparelhos eletrônicos, principalmente as televisões, são os meios preferidos para acompanhar os acontecimentos da Copa do Mundo. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e telas cada vez maiores, o consumidor é impulsionado a assistir os jogos nos mais novos modelos de TVs, aquecendo o varejo. Algumas lojas estão projetando crescimento de até 30% na venda de televisores no período próximo ao campeonato.

O gerente da Rabelo do RioMar Fortaleza, Eduardo Pereira, afirma que passado o Carnaval o mercado já começou a aquecer. "Nossa procura por eletroeletrônicos, de um modo geral, já deu uma melhorada e está maior inclusive que em igual período do ano passado", destaca. Ele acrescenta que as televisões ainda são o carro-chefe e puxam o crescimento. No entanto, a demanda incentivada pela Copa do Mundo deve ser mais visível a partir de maio.

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"Em maio, tem também a melhor data do ano para a gente, o Dia das Mães. Como já estará bem próximo da Copa, nossa expectativa é que as TVs tenha saída de 20% a 30% maior que um período normal", estima Eduardo. Fora os televisores, outros produtos de linha branca, como geladeiras, freezers, fogões e lavadoras, também estão sendo bastante visadas.

A dificuldade na rede, no momento, é a falta de estoque disponível, segundo afirma Pereira. "Nossa procura até que está bastante considerável, mas estamos com os estoques quase zerados e perdemos venda por isso. Estamos esperando os produtos chegarem neste fim do mês", ressalta o gerente.

Na Macavi, o resultado de vendas é semelhante. O gerente de uma das unidades diz que em janeiro houve acréscimo variante entre 10% e 15%. "Em fevereiro tivemos uma queda no ritmo, mas neste mês, que ainda nem acabou, já observamos melhora de pelo menos 10%", destaca.

Fim do sinal analógico

O porta-voz explica que além da Copa do Mundo o desligamento do sinal analógico no Estado também ajuda a impulsionar as vendas de televisões.

"Muita gente ainda tem aparelhos de tubo que estão funcionando com conversor digital. Mas as pessoas querem trocar e a Copa do Mundo é um motivo a mais para elas fazerem a compra", pontua. Ele acredita que o maior fluxo nas lojas deve acontecer a partir do final de abril, período em que as campanhas terão o foco no campeonato também e quando a alta nas vendas pode fechar a 20% em relação a um mês normal.

Apostas e promoções

A Casas Bahia também estão prevendo um aumento considerável, mas ainda indefinido, na procura por aparelhos de televisão como um todo no período da Copa. A grande aposta da rede são as TVs com mais de 55 polegadas, além de produtos com tecnologia e qualidade de imagem, como os modelos UHD 4K.

O Extra supermercado está lançando no início de abril (dia 2) a promoção "Vai de TV nova, Brasil!". Na compra de cinco produtos das marcas participantes, o cliente ganha um número da sorte para concorrer a uma TV 55 polegadas.

Vantagens

"Para este ano, além da variedade, da condição de pagamento e das ofertas imperdíveis da Páscoa Extra, criamos mais uma vantagem exclusiva para nossos clientes: a chance de ganhar uma TV de tela gigante para reunir todos os amigos e familiares e para torcer pelo Brasil "conta Christiane Cruz, Diretora de Marketing do Extra.

Produtoras

A Semp TCL, detentora de três marcas de televisões (Semp, Toshiba e TCL), ressalta que também tem a sua produção impactada pela Copa. Kleber Carante, diretor de vendas da rede, afirma que, em anos normais, 55% da produção se concentra no segundo semestre do ano, mas que isso se altera por conta do campeonato. "Essa proporção se investe. Esses 55% passam a ser produzidos no primeiro semestre em ano de Copa por conta da maior demanda", explica.

Outro fator que ele cita é o desligamento do sinal analógico. "Isso gera impacto também nas nossas vendas. Além disso, a TV é um produto de semi durável, que é usado por um período mais longo, então o consumidor normalmente compra um item melhor", pontua. Ele destaca que aproximadamente 7% da produção da rede é destinada ao Ceará e que o Estado representa uma parcela importante do mercado.

Serviços

No caso da Samsung, a aposta também ocorre na oferta de serviços diferenciados para os seus clientes. "A Samsung uniu forças com o canal SporTV para transmitir ao vivo, via streaming, com exclusividade, os jogos de futebol em 4K. O aplicativo SporTV 4K na Rússia está disponível para as TVs UHD 4K de 2016, 2017 e 2018, e contará com conteúdos exclusivos. Esse é um diferencial único que pesa bastante para o consumidor na hora da decisão de compra", diz Guilherme Campos, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil.

A Samsung afirma que se preparou para o período da Copa "para suprir os varejistas para garantir melhor reposição de estoque". A empresa, contudo, não divulga a expectativa de incremento da produção. "O que podemos dizer é que 2018 tem tudo para ser um ano excelente".

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