Lojas se preparam para demanda maior

Escrito por Redação ,

Conforme vai se aproximando o início da Copa do Mundo, cresce a procura por itens de decoração, roupas, adereços e eletrodomésticos, em particular, televisor e freezer, e começam a surgir promoções. Otimista com o crescimento das vendas para o período, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, diz que muitos lojistas já estão se preparando, fortalecendo os estoques, para atender a demanda. Além do evento em si, Alves justifica a boa expectativa pelos sinais de melhora da economia e pelo aumento da confiança do consumidor.

"Hoje, a gente está em uma onda positiva, com crescimento do consumo, de postos de trabalho e da renda do trabalhador. Quando a Copa chegar, certamente, a demanda por produtos relacionados ao evento vai crescer", diz o presidente do Sindilojas. "As lojas já estão se preparando, principalmente na parte de eletrodomésticos, como televisão e freezer, e também na parte de confecção e de ornamentos. A expectativa é muito boa".

LEIA AINDA:

> Com Copa do Mundo, setores do CE entram em campo para golear
> Comércio estima alta de 30% nas vendas de TVs
> Movimentação em bares e restaurantes deverá crescer50%
> Petiscos e bebidas aquecem varejo
> Barracas de praia: expansão no emprego e no faturamento
> Lojas da Capital garantem estoque

Outro segmento que acaba sendo favorecido com a Copa, é o de lojas de materiais esportivos. A venda de artigos como uniformes de times, calção e bola são alavancadas nesse período, diz Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza). Entretanto, Cavalcante diz que apesar das expectativas, eventuais feriados em dias de jogos do Brasil ou mesmo a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos preocupa o varejo.

"Há sempre uma preocupação em razão dos dias fechados, nos dias em que o Brasil vai jogar. Então, em Copa do Mundo, a gente tem que ver até onde o Brasil vai. Se for até a final certamente nós vamos ter menos dias comerciais e, em decorrência disso, menos vendas", afirma.

Compensação

Embora admita que para alguns estabelecimentos comerciais os dias de jogos acabem sendo prejudiciais para as vendas, Cid Alves afirma que, de modo geral, a movimentação criada em torno do evento acaba compensando eventuais perdas.

"Pontualmente, pode ser que alguém fature menos, mas as vendas dos demais setores compensam qualquer fechamento eventual durante dias de jogos. No geral, as vendas irão crescer", diz o presidente do Sindilojas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.